Ciclo de Webinários de Internacionalização promove debate sobre descolonização da academia

Evento acontece no dia 29/03, às 15h.

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFPE vai promover, no dia 31 de março, o primeiro webinar de temas ligados à internacionalização. O evento será realizado no canal oficial do IFPE no Youtube, às 15 horas, aberto a todo público. A ideia do Ciclo de Webinários de Internacionalização é ampliar as atividades entre os parceiros internacionais do IFPE, bem como discutir temáticas relativas ao processo de internacionalização.

Para esta primeira edição, o tema será “A descolonização da Academia”, e contará com a participação dos professores: Marcos Valença e Anália Ribeiro, do IFPE; e César Camacho e Grover Lisperguer Martínez, da UNIBOL-Quéchua, na Bolívia, instituição parceira do IFPE. De acordo com Carol Bello, assessora da Arinter, o o debate desse tema permite aprender através de outras fontes de saberes, que não as historicamente legadas, descolonizando o conhecimento e oportunizando um ambiente de aprendizagem democrático, com leituras de mundo mais plurais, mais diversas. “Trazer a descolonização da academia para o debate traz à luz a importância do diálogo do saber científico com os saberes, com as narrativas não acadêmicas”, destaca Carol.

Além deste webinar, estão previstos ainda para 2021 outros dois: um com o SENATI-Peru e um com um membro do Consulado Britânico.