Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Comissão de Elaboração do PDI 2021-2025 divulga carta aberta à comunidade

Notícias

Comissão de Elaboração do PDI 2021-2025 divulga carta aberta à comunidade

Plano de Desenvolvimento Institucional será construído com participação da comunidade
por publicado: 22/02/2021 17h47 última modificação: 22/02/2021 17h47

A construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE para o ciclo 2021-2025 foi retomada,  após interrupção em razão da suspensão das atividades presenciais como medida de prevenção à COVID-19. A Comissão responsável pelo documento realizou duas reuniões, nos dias 12 e 19 de fevereiro, para estruturar planos de trabalho como o cronograma de execução. As próximas reuniões estão previstas para os meses de abril, maio e junho.

Toda a metodologia de trabalho planejada antes da pandemia teve que ser redefinida.   As metas, indicadores e objetivos estratégicos serão construídos em workshops previstos para acontecer no final de maio e durante todos o mês de junho. Serão momentos formativos e de construção. Também foram definidas ferramentas, como lives e consulta pública, para a participação popular.

“O PDI é um instrumento de gestão que apresenta a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e as que pretende desenvolver. Além disso,  o Plano necessita ser acessível para toda a sociedade”, explica a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade.

Foram estabelecidas lideranças para a construção dos capítulos com diversos membros atuando como colaboradores. Esses textos começarão a ser apresentados, internamente na Comissão, em abril.  O capítulo do planejamento estratégico será construído num segundo momento, durante o período de formação, que ocorrerá no final de maio e durante todo o mês de junho.

O PDI será submetido a uma consulta pública no período de 28 de junho a 27 de julho. A comunidade, interna e externa, poderá participar por meio da plataforma própria, o participa.ifpe.edu.br 

Os trabalhos de construção do PDI são conduzidos pela Comissão, composta por representações da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CIS/PCCTAE), do segmento estudantil do Conselho Superior do IFPE (CONSUP), da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), da Ouvidoria do IFPE, do Sistema de Bibliotecas (SIBI) do IFPE, dos gestores da Reitoria e diretores-gerais dos campi.

A previsão é de que o PDI esteja publicado no dia 16 de setembro de 2021, após ser submetido à aprovação do Conselho Superior do IFPE (Consup).

Acesse a Carta

registrado em: