Início do conteúdo

CPA realiza capacitação de membros no Campus Garanhuns

Membros da Comissão Própria de Avaliação do IFPE debateram temas referentes ao SINAES


Metodologia, métodos e técnicas de avaliação democrática no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esta foi a temática trabalhada durante os dias 3 e 4 de agosto para os membros da Comissão Própria de Avaliação do IFPE, no Campus Garanhuns.

A programação, dividida em oito módulos, contou com as colaborações de especialistas, mestres e doutores do IFPE, entre eles, Assis Leão, Aliny Lira, Isailma Barros, José Carlos Patrício, Graziella Moura, Patrícia Ribeiro e Margarete Silva.

Sobre a metodologia de avaliação democrática, o Professor Dr. Assis Leão levantou várias questões, entre elas,  as relacionadas à ética, ao compromisso social e ao respeito à identidade institucional do avaliador. ”Precisamos estar muito atentos às articulações, entre os diversos instrumentos de avaliação utilizados nos SINAES. Uma política de avaliação da educação superior como essa deve enfatizar o direito da comunidade acadêmica de avaliar a instituição de educação superior, com o objetivo de fundamentar a regulação estatal, da gestão das IES e da comunidade”, concluiu. 

Além da programação que integra as ações de formação continuada dos membros da CPA, foi realizada, no dia 4 de agosto, a reunião ordinária da referida comissão.  

Confira a programação completa aqui.    

Fim do conteúdo