Curso de Engenharia Mecânica conquista nota 5 na avaliação MEC/INEP

Resultado confere ao curso o conceito máximo, primeiro dentre os cursos superiores do IFPE

O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Recife recebeu nota 5 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação aconteceu de forma virtual, em tempo real, entre os dias 25 e 27 deste mês. Essa é a primeira avaliação de um curso superior do IFPE a receber o conceito máximo.

O processo de avaliação do curso leva em consideração a infraestrutura disponível para o curso, as questões didático-pedagógicas, o corpo-docente e a dimensão tutorial. Os indicadores de qualidade foram analisados com base no Instrumento de Avaliação de Curso Superior, que classifica os cursos entre os conceitos 1 e 5. O conceito 5 obtido classifica o Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFPE Campus Recife como um dos melhores do país.

O coordenador do curso, Ângelo Costa, lembra que este resultado é fruto de um trabalho iniciado há muitos anos. “Hoje celebramos essa importante conquista conscientes do trabalho e dedicação de todos que fazem parte da mecânica e dos nossos parceiros dentro do IFPE”, ressalta.

Já o Pró-Reitor de Ensino, Assis Leão, destaca que a exitosa avaliação demonstra a qualidade acadêmica e a relevância social dos cursos ofertados pelo Instituto. “Em momentos como este, de grande alegria, não podemos deixar de agradecer o esforço dos docentes, técnicos-administrativos e estudantes, bem como os gestores da reitoria e do campus envolvidos direta ou indiretamente no processo de avaliação do curso. Sem dúvida, toda a instituição sai fortalecida desse processo”.