Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Cursos de Extensão EaD promovem oportunidades de aprendizado durante quarentena

Notícias

Cursos de Extensão EaD promovem oportunidades de aprendizado durante quarentena

Cursos de Formação Inicial e Continuada a distância também promovem qualificação
por publicado: 22/07/2020 13h29 última modificação: 24/07/2020 15h53

Ex-aluno do Campus Igarassu, Matheus Leite, 21 anos, percebeu que o período de quarentena provocado pela Pandemia da Covid-19 poderia abrir novas oportunidade de aprendizado para ele. Foi aí que resolveu procurar algum curso gratuito no formato on-line para se inscrever e participar. O egresso acabou sendo um dos 4.778 estudantes matriculados nos cursos de extensão EaD ofertados pelo IFPE durante a pandemia.

“Os cursos de extensão vieram para ajudar a controlar a saudade que estamos sentindo da rotina das salas de aula.

Curso estatística.jpg
Curso básico de estatística e ENEM do Campus Igarassu
Comecei a fazer o curso Estatística Básica e Enem e a experiência foi incrível. Professor excelente, material bem elaborado e explicativo, aulas interativas que quebram algumas barreiras da EaD”, destacou Matheus. 

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext), responsável por promover as capacitações, utilizou a plataforma Moodle já usada no IFPE para os cursos técnicos e superiores da modalidade EaD. A pró-reitora da área, Ana Patrícia Falcão, explica que o primeiro passo foi a articulação com a Diretoria de Educação a Distância (DEaD) para uma formação inicial de ensino através do moodle voltada para 288 servidores, de modo que estes pudessem estar preparados para atuar na oferta dos cursos de extensão. 

A partir daí, a iniciativa ofertou, através dos 16 campi da instituição e EaD, um total de 127 cursos de curta duração em diversas áreas, muitos deles ainda em andamento. “Esse período de pandemia revelou para nós uma necessidade de se (RE)inventar e de (RE)significar a nossa prática da Extensão, de modo que encontrássemos formas de estarmos próximos mesmo em um momento de distanciamento social e nos fazermos presentes na vida da comunidade interna e,

Curso finanças.jpg
Curso sobre Finanças Pessoais também do Campus Igarassu
sobretudo, externa do IFPE”, ressaltou a pró-reitora.

Alexandre Farias, professor do IFPE Pesqueira, também foi um dos matriculados nos cursos de extensão EaD. Ele conta que participou do curso Metodologias Ativas e que se inscreveu no curso Docência Online, que se inicia na próxima semana. Por ter formação em Engenharia, ele espera com os novos aprendizados poder ampliar o seu olhar na área de Educação. “Essas capacitações são importantes para a comunidade e, principalmente, para os professores da rede de formação em áreas diferentes de educação. Sugiro que elas sejam ofertadas de forma permanente após a pandemia. Quem sabe até em um formato de especialização”, pontuou o docente.

Cursos FIC - Ainda por meio da parceria entre Proext e DEaD, o IFPE também ofereceu cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que possuem uma carga-horária maior que os de extensão e são voltados a capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho. 

Através dessa ação foram direcionadas à comunidade externa mais de 2.040 vagas em cursos FIC de diversas segmentos profissionais.