Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Debate sobre "Mulheres nas artes" encerra programação de março

Debate sobre "Mulheres nas artes" encerra programação de março

No IFPE, Março foi marcado por atividades relacionadas a questões como representação e luta por direitos das mulheres
por publicado: 29/03/2018 00h00 última modificação: 04/04/2018 15h54

Encerrando a programação especial do mês das mulheres, o IFPE promoveu uma série de atividades culturais na última quarta-feira (29). No início da tarde, o miniauditório do Campus Recife sediou uma sessão de curtas produzidos por cineastas pernambucanas seguida do debate sobre “Sororidade e Mulheres nas Artes”, com participação de representantes do coletivo Mulheres do Audiovisual de Pernambuco (MAPE)

Na ocasião, as convidadas relataram que um dos motivos para criação do grupo foi a necessidade de fortalecer a representação feminina dentro da produção cinematográfica do estado. “O cinema é hegemonicamente ocupado por homens, e tentamos a partir do MAPE ocupa-lo de outras formas. Criamos uma rede de mulheres que trabalham com audiovisual em Pernambuco primeiro para que pudéssemos nos conhecer, trocar ideias, experiências e, sobretudo, apoiar umas às outras”, explica Cecília da Fonte, cineasta e integrante do MAPE.

=> Confira todas as fotos no Fickr

A também cineasta Bruna Leite ressaltou como a ideia de solidariedade, mais do que o conceito de “sororidade”, guia as ações do coletivo. “Somos diferentes e somos muitas. Queremos potencializar essa diversidade, mas não apenas porque temos interesses comuns, mas por uma solidariedade de causa”, reforça. Também participaram do debate as cineastas Yane Mendes, Samara Maria e Uilma Queiroz, sob a mediação da jornalista do IFPE, Rafaela Vasconcellos.

O hall do Campus Recife foi ocupado pela apresentação das poetisas Bione, Isabela Puente e Patrícia Naia do Slam das Minas PE. O público também pôde conferir a exposição de Artes Visuais composta por obras produzidas por mulheres estudantes do IFPE. Já no Jardim do Campus, a psicóloga Taciana Halliday conduziu uma Roda de Diálogos com o tema "Sororidade".

A programação do “Mês das Mulheres” foi uma iniciativa conjunta da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGPE), da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), da Coordenação de Eventos (CEV), da Assessoria de Comunicação do IFPE (Ascom) e Campus Recife. Em todas as semanas do mês de março foram promovidas atividades com o objetivo de mobilizar pessoas para questões como desigualdade de oportunidades, luta por direitos, violência e representação das mulheres na sociedade.