Debates e apresentação cultural encerram seminários de Agroecologia e de Educação do Campo

Evento contou com diversas atividades presenciais e remotas

Foram diversas mesas-redondas, debates, rodas de conversa e apresentações de trabalhos e três dias intensos de programação. O 6° Seminário de Agroecologia e o 5° Seminário de Educação do Campo do IFPE chegaram ao fim nesta quinta-feira (4), no Campus Vitória de Santo Antão.

Pela manhã foram realizadas a Feira de Saberes e de Sabores, serviços de estética e beleza (ofertados em parceira com o SENAC) e a mesa-redonda “Feminismos, Educação do Campo e Agroecologia”.

A mesa-redonda de encerramento foi sobre o tema “Novo Ensino Médio e perspectiva da Educação do Campo e Agroecologia no novo governo federal”. Participaram o professor Ramón de Oliveira (UFPE), Marília Cibele (professora da rede estadual/SINTEPE), Camila (estudante e secretária geral da FENET), Maicon Fontanive (IFC) e Carol Bello (IFPE), como mediadora.

Os vídeos das transmissões do evento estão disponíveis no canal do IFPE no Youtube (clique aqui).

Encerramento e leitura da carta
Após a mesa-redonda o diretor-geral do Campus, professor Mauro França, o coordenador de Extensão com os Povos do Campo, André Gonçalves, a presidente da comissão organizadora do Gizelia Barbosa e o presidente do Grêmio Estudantil de Agronomia, Talysson Santos agradeceram aos(às) participantes, toda comissão, servidores e estudantes envolvidos na organização do evento.

“Agradecemos também à ProExt, à professora Ana Patrícia; ao professor André Gonçalves, da Coordenação de. Extensão com os Povos do Campo, agradecer a vocês que tiveram aqui e ocuparam todos os espaços. Agradecer ao professor Mauro França. Foram alguns meses de diálogo e a gestão sempre esteve com a gente não só para atender as demandas, mas para buscar soluções” disse a professora Gizelia.

Em seguida, o estudante Talysson Santos leu a carta, que é uma síntese dos seminários. A carta também anuncia a realização dos próximos seminários de Agroecologia e de Educação do Campo do IFPE em 2024, em Garanhuns: no Campus do IFPE e no Centro de Formação da FETAPE.

Apresentação Cultural
A programação do 6° Seminário de Agroecologia e do 5° Seminário de Educação do Campo foi encerrada com uma apresentação do Coro IFPE Vitória. O grupo é formado por alunos e alunas do Campus, tem o professor Kelsen Gomes nos teclados e é regido pelo professor Deneil Laranjeira.

Sobre o evento
Realizados desde 2018, os Seminários de Agroecologia e Educação do Campo do IFPE são pensados e promovidos em parceria com diferentes entidades e movimentos sociais, reunindo pesquisadores/as, assentados/as, indígenas, quilombolas, professores/as, pescadores/as, extensionistas rurais, posseiros/as, agricultores/as familiares, trabalhadores/as rurais e demais pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.

A edição 2023 do evento teve início na última terça-feira (2) e contou com diversas atividades presenciais e remotas.