Início do conteúdo

Divulgada programação dos Seminários de Agroecologia e de Educação do Campo

Evento será no formato híbrido, de 02 a 04 de maio no IFPE-Vitória


Foi divulgada a programação completa do VI Seminário de Agroecologia e o V Seminário de Educação do Campo do IFPE. O evento é aberto ao público e acontecerá no formato híbrido de 02 a 04 de maio no Campus Vitória de Santo Antão. 

Além de mesas redondas e oficinas virtuais e presenciais, a programação contará com apresentação de trabalhos e relatos de experiência, uma Feira de Sabores e Saberes, Troca de sementes, Cine-resistência e um Festival Cultural. Para participar, é preciso se inscrever no site do evento.

A abertura será na terça-feira (02) com o Festival de Cultura dos Povos do Campo, que trará uma apresentação do LiterAtos no Auditório do prédio central do IFPE-Vitória às 13h. Na sequência, haverá uma mesa de boas-vindas com a presença do Reitor do IFPE, José Carlos Sá, e da Pró-Reitora de Extensão, Ana Patrícia Falcão. Haverá transmissão ao vivo através do canal do youtube do IFPE.

Das 14h30 às 17h, acontece a primeira mesa-redonda: Ocupar, resistir e produzir a Agroecologia e a Educação do Campo. Participarão: Fernanda Savicki de Almeida (ABA, FIOCRUZ), Maria Gomes (MST), Socorro Silva (UFCG) (FONEC, SECADI-MEC), com mediação de Ana Alice (IFPE-Barreiros).

Ao longo da tarde, das 13h às 17h, no estacionamento do prédio central, haverá a Feira de Saberes e Sabores Ligas Camponesas com duas rodas de conversa: 

  • 14h-15h: Experiências em organização comunitária, comercialização e Agroecologia (Rosinete José da Silva – Presidenta da ASSIM)
  • 15h-16h: Mulheres e Agroecologia – experiências no estado de Pernambuco (Maria Joseane Vieira da Mota – MMTR-PE)

À noite, das 19h às 21h, será a vez do Cine Resistência com a exibição do  documentário “Sobre a cabeça os aviões”, de Amanda Costa e Fausto Borges. O debate será no auditório do IFPE-Vitória com transmissão pelo youtube e contará com a participação de Shyrleide Santos (Professora UEPB e ABA – NE), Almir Luiz (Agricultor do Engenho Barro Branco – MATA SUL), Giovana Carina da Silva (INCRA), com mediação de Philipe Soares (IFPE).  

>> Confira a programação completa aqui.

O objetivo é refletir sobre a Agroecologia e a Educação do Campo com os povos do campo, das águas e das florestas, os movimentos sociais, os/as educadores/as, os/as pesquisadores/as e estudantes, buscando promover um grande diálogo de saberes.

Fim do conteúdo