Divulgados protocolos de segurança para atividades presenciais

Documentos também tratam das atividades realizadas a distância

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou o conjunto de protocolos necessários ao retorno das atividades presenciais, considerando o cenário de pandemia da Covid-19. Os documentos também trazem os procedimentos para as atividades remotas.

As medidas, que vão desde protocolos específicos de saúde como os aplicáveis às áreas de gestão da instituição, integram o Plano de Contingência do IFPE, lançado em maio deste ano, e que tem por finalidade assegurar a implementação de ações para enfrentamento e combate ao novo Coronavírus.

Até o momento há 21 protocolos concluídos, que abrangem temas como a preparação dos locais de trabalho para o retorno presencial, sanitização de ambientes, retorno das bibliotecas, diretrizes para os refeitórios, alojamentos e semi-alojamentos de estudantes, visitas técnicas, frota oficial, transporte escolar, visitas técnicas e normas de acesso na entrada dos campi. Além desses 21, ainda há outros protocolos em fase de elaboração e de finalização.

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto ficou à frente na elaboração do Plano de Construção e Aprovação dos Protocolos Aplicáveis ao IFPE, com apoio dos Pró-Reitores e Diretores-Gerais dos campi. A iniciativa contou com grupos de trabalho específicos por protocolo, compostos por docentes e técnicos administrativos de várias áreas e campi do Instituto, que se reuniram para levantamento de literatura bibliográfica de referência e produção do material.

Para a formatação dos protocolos, foi adotado o modelo criado pelo Comitê de Planejamento de Ações de Infraestrutura do Campus Recife. De acordo com a atual coordenadora do Siass, Taciana Pimentel, é extremamente necessário munir a comunidade do IFPE de todos os procedimentos de segurança possíveis. “Esses instrumentos vão minimizar o contágio do vírus no retorno às atividades presenciais. Cada protocolo tem a sua importância, nas diferentes áreas em que se dirigem. Mas para funcionar é preciso que todos abracem a causa”, destaca Taciana.

Confira os protocolos:

PROTOCOLO DE AÇÕES PARA RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS
01 PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS 02 CONFECÇÃO, USO E HIGIENIZAÇÃO DE MÁSCARAS DE TECIDO 03 ORIENTAÇÕES PARA TRABALHO EM HOME OFFICE
04 PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES SANITIZANTES PARA DESINFECÇÃO DE AMBIENTES 05 RESIDÊNCIAS DE SERVIDORES, ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS 06 RISCOS DE ACIDENTES NO USO DE ÁLCOOL EM GEL E ÁLCOOL LÍQUIDO 70%
07 PESSOAS COM SUSPEITAS DE SINTOMAS DA COVID-19 08 ORIENTAÇÕES PARA COLOCAÇÃO E RETIRADA DE EPIs 09 SANITIZAÇÃO DE AMBIENTES DO IFPE COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO
10 DIRETRIZES PARA A PREPARAÇÃO DOS LOCAIS DE TRABALHO 11 RECOMENDAÇÕES PARA O RETORNO DAS BIBLIOTECAS DO IFPE 12 DESCARTE DE MÁSCARAS USADAS
13 GUIA ALIMENTAR PARA O PERÍODO DE PANDEMIA 14 SAÚDE MENTAL 15 DIRETRIZES PARA OS REFEITÓRIOS
16 DIRETRIZES PARA ALOJAMENTOS E SEMI-ALOJAMENTOS 17 DIRETRIZES PARA OBRAS 18 VISITAS TÉCNICAS, ATIVIDADES EXTERNAS E ESTÁGIOS PARA ESTUDANTES E SERVIDORES
19 FROTA OFICIAL E TRANSPORTE ESCOLAR 20 ENTRADA NO CAMPUS 21 COMPORTAMENTO E POSICIONAMENTO DE ALUNOS FORA DE SALA DE AULA