Início do conteúdo

Edital seleciona estudantes da Rede Federal para cursos gratuitos de inglês acadêmico

Inscrições podem ser feitas até o dia 25/07


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, nesta segunda (11), edital para seleção de estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participação em cursos gratuitos de inglês acadêmico promovidos pelo Escritório de Regional de Língua Inglesa (RELO Office) da Embaixada dos Estados Unidos da América.

O edital vai selecionar 180 estudantes de curso superior de graduação, licenciatura ou de tecnologia da Rede Federal para participar de cursos de formação para a docência nos seguintes temas: Presentation Skills for Academic Purposes (120 vagas); Reading for Academic Purposes (40 vagas); e Writing for Academic Purposes (20 vagas). A seleção será realizada em fase única por meio de sorteio eletrônico. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de julho, por meio de formulário eletrônico disponível aqui.

Para participar, é necessário estar atento aos seguintes critérios: ser estudante de curso superior de graduação, licenciatura ou de tecnologia regularmente matriculado em instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que compõe o Conif; ter a data de conclusão do curso posterior ao segundo semestre letivo de 2022; ter disponibilidade para participar das aulas remotas e cumprir integralmente as atividades propostas no curso, no ambiente virtual; e possuir proficiência em inglês a partir de B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, em inglês), ou equivalente.

Os cursos serão ofertados gratuitamente de forma virtual, com carga horária total de 35 horas. Serão 08h de aulas síncronas (1h por semana, em dia e horário a ser definido) e 27 horas de atividades assíncronas. As atividades serão desenvolvidas entre 01 de agosto e 30 de setembro de 2022, e serão realizadas em inglês e conduzidas por professores brasileiros, que serão acompanhados por especialistas estadunidenses.

A lista de homologação será publicada no dia 26/07, e o sorteio acontecerá no dia 28/07. O resultado final será divulgado até o dia 28 do mesmo mês. A previsão é que o curso tenha início no dia 01 de agosto.

Para saber mais sobre a chamada, acesse aqui o edital.

Fim do conteúdo