Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Educadores Empreendedores acontece nesta segunda (27)

Educadores Empreendedores acontece nesta segunda (27)

Maratona Células Empreendedoras vai mobilizar mais de 150 estudantes entre os dias 28.08 e 01.09
por publicado: 27/08/2018 11h57 última modificação: 28/08/2018 13h51

Os temas empreendedorismo e inovação prometem movimentar a semana para servidores e estudantes do IFPE: a formação Educadores Empreendedores, voltada para servidores que atuaram como tutores durante a Maratona Células Empreendedoras, toma conta de toda a segunda-feira (27).

Conduzida por Genésio Gomes, a formação acontece no auditório do Campus Recife e está centrada na preparação de cerca de 50 profissionais como técnicos em inovação na educação e empreendedorismo de alto impacto. Durante sua apresentação, ele abordou a importância do empreendedorismo e do pensamento “fora da caixa”, além do foco no problema para a obtenção de soluções reais. “Estamos no momento da economia criativa, em que o design thinking tem um importante papel como ferramenta para transmissão desse tipo de conhecimento para os estudantes”, explicou.

A formação prepara os profissionais para a sequência de atividades que integrarão a Maratona Células Empreendedoras, cuja programação será dividida entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro: no primeiro, o foco será a formação das equipes e a escolha de problema a ser trabalhado por elas; no segundo, haverá uso de design thiking para geração de soluções para o problema escolhido por cada equipe; já no terceiro dia, será feita a validação da ideia ou do modelo de negócio com possíveis clientes ou usuários; e no último dia, o foco estará na realização de pitch para uma rodada de negócios.

A Maratona já passou, em 2018, pelos institutos federais de Goiás, Rio de Janeiro, Roraima, Paraíba e do Paraná. A ação dialoga diretamente com a importância da abordagem do tema empreendedorismo nas instituições de educação e com o momento vivido pelo IFPE, último instituto que recebe a iniciativa este ano.

De acordo com Victor Wanderley, diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão do IFPE, a instituição vem se debruçando sobre o tema: documentos que trabalham processos de incubação de empresas e empresas júnior nos campi, além da Política de Empreendedorismo do IFPE, devem ser encaminhados ainda em 2018 para apreciação pelo Conselho Superior da instituição.

“É importante que nós, enquanto instituição de Educação, estejamos de ouvidos e olhos abertos para estas novas perspectivas do labor, do mundo do trabalho, com a qual a Educação Profissional e Tecnológica tem uma ligação direta e inegável”, declarou Anália Ribeiro, reitora da instituição, na ocasião.