Em parceria, IFPE promove Jornada Comemorativa do Centenário de Paulo Freire

O lançamento da Jornada será nesta segunda (19)

O IFPE promove, em parceria com outras instituições, a Jornada Comemorativa do Centenário de Paulo Freire, um conjunto de ações que homenagearão os 100 anos do nascimento do pensador e educador pernambucano, a ser celebrado agora em 2021. A iniciativa é organizada pelo Consórcio Pernambuco Universitas, uma cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre Universidades e Institutos Federais do Estado de Pernambuco. O evento de lançamento da Jornada acontece no dia 19 de abril, das 10h30 às 12h, no canal da UPE no Youtube.

A cerimônia terá a participação dos oito reitores das instituições de ensino que integram o consórcio: Alfredo Gomes, da UFPE; Pedro Falcão, da Universidade de Pernambuco (UPE); Marcelo Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Paulo César Fagundes Neves, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); Padre Pedro Rubens, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); Airon Aparecido Silva de Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape); José Carlos de Sá, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); e Maria Leopoldina Veras Camelo, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Também participarão os Pró-Reitores de Extensão e Cultura das instituições, que estão à frente da organização da programação conjunta. O evento também contará com fala do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, além da realização de atividades culturais conduzidas pelos artistas Silvério Pessoa, Odailta Alves e Lauane Xavier.

Durante o ano de 2021, o Consórcio Pernambuco Universitas desenvolverá, em diálogo com diferentes redes e iniciativas institucionais, várias atividades comemorativas ao Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Com a finalidade de ampliar a visibilidade para a sociedade da sua contribuição para a educação e, particularmente, para a extensão universitária, as ações pretendem ser realizadas em todo o estado de Pernambuco, particularmente em algumas cidades onde as instituições do Consórcio Universitas possuem campi.

Entre as ações propostas, estão previstas na programação: círculos de leitura espalhados pela capital e interior de Pernambuco; Encontro Latinoamericano e Africano de Extensão e Cultura; Festival da Juventude: Arte, Cultura e Educação, composto por oficinas, rodas de diálogo e shows; Prêmio Paulo Freire de Extensão, em parceria com as Secretarias estadual e municipais de Educação e de Cultura do estado; entre outras atividades.

Para saber mais detalhes sobre a Jornada, acesse AQUI.