Estudante do Campus Olinda recebe premiação de concurso de desenho do IFPE

Arte de Silas Gabriel guiará projeto visual do Relatório de Gestão do Instituto

A Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin) realizou, nesta segunda (9), a cerimônia de premiação do 2º Concurso Institucional de Desenho “Gestão com Artes e Cores” do IFPE. O vencedor, Silas Gabriel, estudante do Campus Olinda, recebeu uma medalha, certificado e um leitor de livro digital. A escolha se deu por meio de votação popular. O desenho de Silas ilustrará o Relatório Integrado de Gestão 2020 do IFPE e servirá de diretriz para o projeto visual do documento.

A obra foi realizada de acordo com a temática do concurso “representação do frevo na xilogravura”, com objetivo de homenagear o artista, cordelista e poeta brasileiro José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges.

Obra SilasQuis fazer algo que realmente parecesse uma xilogravura, inclusive colocando a textura da madeira. Eu fiz um desenho digital comum”, explica Silas. Para ele, a vitória representa o indicativo de que está no caminho certo. “Finalmente, estou conseguindo chegar aonde eu quero com minha arte. Estou conseguindo desenvolver minhas próprias técnicas e esse primeiro lugar me fez querer fazer mais artes e participar de mais concursos e seleções. Já que eu consegui ganhar um, imagino que consiga ganhar outros”, comemora.

Silas é egresso do curso de Artes Visuais e atualmente é estudante do curso de Computação Gráfica, ambos oferecidos no Campus Olinda. “Temos muitos casos de estudantes que voltam para o Campus para fazer outro curso. Isso traduz a confiança que eles têm em nossa instituição. Essa premiação representa toda a dedicação que Silas tem com o curso e coroa o que ele faz cotidianamente”, parabenizou a diretora-geral do Campus Olinda, Luciana Tavares.

O concurso “Gestão com Artes e Cores” contou com cerca de 42 mil votos. A pró-reitora da Prodin, Juliana Andrade, explicou que a iniciativa aproxima a comunidade acadêmica da gestão do Instituto. “A cada ano os trabalhos apresentados são mais bonitos. Estuantes e servidores participam mais”, disse. Ela parabenizou o vencedor e ressaltou que a vitória é também dos servidores, docentes e administrativos, que participam da formação dos estudantes.