Início do conteúdo

Estudante do IFPE é selecionada para Parlamento Jovem Brasileiro

A discente está entre os 78 jovens estudantes secundaristas de todo o Brasil escolhidos para uma vivência como parlamentar na Câmara Federal


A estudante Dayane Camile Bezerra de Lima, 16, do curso Técnico Integrado Edificações do IFPE Campus Recife, foi selecionada para representar o estado de Pernambuco na edição 2020 do Parlamento Jovem Brasileiro, programa da Câmara Federal que permite a formação e vivência política de jovens brasileiros no Congresso Nacional. 

A discente figura entre os 78 jovens estudantes secundaristas de todo o Brasil que foram escolhidos entre os 311 projetos pré-selecionados, e terá a oportunidade não só de dar voz às suas ideias, mas também exercitar a busca do consenso entre os diferentes pensamenthabilidades como escuta, debate e argumentação. Além dela, mais três estudantes de Pernambuco vão participar da experiência.
Para concorrer à vaga do Parlamento Jovem, Dayane elaborou um projeto de lei com o tema a criação da bolsa
Estudante Dayane
Dayane Lima, estudante do Campus Recife e representante de PE no Parlamento Jovem

auxílio 

para Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (IACA). “Produzi um projeto de lei com todas as normas de um projeto de lei real.Tive que fazer pesquisas sobre o tema que tratei e sobre a estrutura de um projeto de lei, somente nesse processo, já conheci mais sobre as leis do país, nossa constituição e sobre o poder que temos como cidadãos”, explicou.

Além do envio do projeto de lei, a seleção envolveu mais duas fases: a estadual, em que as Secretarias de Educação, por meio dos coordenadores estaduais, conferiram e avaliaram as inscrições recebidas nos estados e a segunda e última fase, em que uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, realizou a seleção final dos projetos, promovendo a pontuação a partir dos seguintes critérios: originalidade; justificativa; clareza, precisão e ordem lógica; relevância/mérito da proposição para a sociedade; adequado uso da modalidade escrita; proposição de âmbito nacional/federal; técnica legislativa.

A participação da representante do IFPE no Parlamento Jovem Brasileiro terá inicio com a Formação Preparatória a Distância, que acontece no período de 12 a 23 de outubro. Já a vivência da simulação parlamentar, na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, foi adiada para o próximo ano, devido à pandemia da Covid-19. Assim como os deputados federais eleitos, os estudantes selecionados vão tomar posse como Jovens Deputados e, durante uma semana, participarão de atividades na Câmara simulando uma jornada parlamentar real.
Fim do conteúdo