Início do conteúdo

Estudantes do IFPE Afogados vencem desafio do Startup Day

Grupo apresentou projeto de startup em competição no último sábado (21).


Um grupo de cinco estudantes do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE Afogados venceu, no último sábado (21), o ‘Duelo de Pitches’ do Startaup Day, competição promovida pelo SEBRAE, em Serra Talhada-PE.

Startup é como ficaram conhecidas empresas que nascem em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Já Pitch é uma ferramenta usada para apresentar negócios para investidores, que consiste numa apresentação oral, breve e direta.

O grupo “Automação Verde”, formado por Leonardo Vandré, Pedro Vinícius, José Elizeu, Thiago Henrique e João Victor, foi supervisionado pelo professor do IFPE Afogados Hélio Bentzen.

Os estudantes apresentaram o projeto de uma startup de automação verde com serviços e produtos de baixo custo, voltados para o suporte agrícola. São microcontroladores de baixo custo que podem se comunicar com vários equipamentos eletrônicos como os que existem dentro de residências para ar condicionado, luzes, portão de garagem, etc.

“Muitas vezes as pessoas têm a ideia de que ter uma casa inteligente é inacessível, por ser uma tecnologia nova, seria tudo muito caro, mas não é bem assim. Na agricultura se não tenho tempo de ligar estufas ou a irrigação, tudo isso pode ser feito à distância com o uso de microcontroladores. E ainda lançando mão de energia limpa, como por exemplo, placas solares e energia eólica”, explica o estudante Leonardo Vandré, que pela terceira vez vence desafios como este em competições semelhantes.

A equipe vencedora concorreu com outras oito e ganhou uma mentoria com os especialistas do SEBRAE para aprimorar e desenvolver a sua ideia com o objetivo de tirá-la do papel.

Fim do conteúdo