Estudantes do IFPE ganham medalhas em olimpíadas de Astronomia e Astronáutica

Discentes do Campus Afogados e do Campus Caruaru foram premiados com medalhas ouro

A organização da edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) divulgou a lista de medalhistas da 25ª edição. Estudantes do IFPE Caruaru e IFPE Afogados conquistaram dezesseis medalhas. No campus Caruaru foram três de ouro, duas de prata e uma de bronze. O campus Afogados dos Ingazeira teve 10 medalhistas : uma de ouro, uma de prata e oito de bronze.

A OBA apresenta os conceitos iniciais de Astronomia e Astronáutica por meio de questões didáticas, que propõem a união entre os conhecimentos obtidos em sala de aula, com a interpretação de texto e bom uso do raciocínio lógico.

Entre os medalhistas de ouro de Caruaru, dois discentes obtiveram 100% de acerto e alcançaram a nota máxima (10,0) na Olimpíada, e por isso foram classificados para a próxima Jornada Espacial. O evento será em São José dos Campos (SP), em dezembro, com atividades voltadas para a temática das ciências espaciais. É a terceira vez que estudantes do Campus Caruaru são classificados para a Jornada.

Uma equipe formada por três estudantes do Campus Afogados também foi selecionada para participar da 34ª Jornada de Foguetes. A seleção ocorreu após a equipe ter participado da XVI Mostra Brasileira de Foguetes e obtido um lançamento de 117m utilizando combustível sólido no lançamento do foguete. O evento ocorrerá de 28 de novembro a 01 de dezembro deste ano, em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.