IFPE aprova 17 projetos no Programa de Extensão Tecnológica da FACEPE

Os projetos aprovados farão a capacitação dos estudantes e os dez melhores receberão bolsas

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi a segunda instituição com mais propostas aprovadas no edital nº 04/2022 do Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Das 100 propostas aprovadas, 17% foram do IFPE, número que fica atrás somente das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), com 25%, de acordo com as informações da FACEPE. Ainda segundo a Fundação, um total de 173 projetos foram submetidos em todo o estado.

Uma das propostas aprovadas tem como tema Tecnologias Portadoras do Futuro (TPF): realidade virtual e sig no desenvolvimento de sistemas para empresas de gestão de risco e serviços de engenharia. Coordenado pelo docente Marcelo Vasconcelos, do Campus Recife, o projeto tem como foco o desenvolvimento de um produto tecnológico na área de segurança do trabalho.

O coordenador explica que na primeira parte do projeto, desenvolvido em 2021, com a participação de dez alunos das mais diversas áreas em três planos de trabalho, foi possível criar a arquitetura e o desenho de cada proposta. A primeira foi voltada à construção de realidade virtual e aumentada; a segunda proposta foi um aplicativo aplicado para o desenvolvimento de ações internas da empresa; e por último, um sistema de controle de monitoramento de trabalho em altura e espaços confinados.

O projeto também foi um dos trabalhos aprovados na exibição itinerante de pôsteres que vai percorrer várias universidades do mundo. Em articulação com o Departamento de Relações Internacionais (DRIN) do IFPE, a primeira fase foi apresentada na Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha, agora em 2022. Além desse projeto, foi apresentado um outro trabalho, que traz a discussão a respeito da Inovação Aberta, incorporada por várias universidades e Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTs). Essa iniciativa foi desenvolvida junto à Fundacentro, por meio do tema da inovação aberta e sua influência na indústria da construção civil.

O professor destaca ainda que, em diagnóstico feito pela Facepe em 2022, dos 100 projetos aprovados, o IFPE ficou em segundo lugar em aprovação no edital PET, com representação de vários campi com trabalhos selecionados. Atualmente, Marcelo faz parte de um grupo de docentes do PET com o objetivo de trocar experiências e determinadas ações a serem realizadas coletivamente, respeitando as características de cada projeto. Os docentes Willy Vila Nova (Campus Vitória), Reginaldo Florêncio (Campus Vitória), Rogério Tibúrcio (Campus Recife), Arquimedes José (Campus Recife), Bárbara Camila (Campus Afogados da Ingazeira), Meuse Nogueira (Campus Recife), Rony Glauco (Campus Recife), e Erick Viana da Silva (Campus Recife) e Renata Pedrosa (Campus Recife) também integram esse grupo.

Neste ano, o PET conta com um orçamento de R$ 2.460.000. Cada projeto aprovado selecionará dez bolsistas, que receberão bolsas de R$ 500,00 durante 3 meses. Além disso, os professores integradores recebem bolsas de R$ 2.400 durante 4 meses.

Nas próximas semanas, os projetos do PET darão início à etapa de capacitação de estudantes. Cada projeto deverá ofertar cursos de 30 a 60 horas para turmas de 30 a 100 estudantes. As 10 pessoas com melhor desempenho em cada projeto serão selecionadas como bolsistas.

Confira AQUI os projetos aprovados.

*Com informações da FACEPE