IFPE aprova projeto no Programa Academia & Futebol

Programa promovido pelo Ministério da Cidadania vai apoiar ações para o desenvolvimento do futebol realizadas pela instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) teve recentemente projeto aprovado em edital do Programa “Academia & Futebol”, promovido pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Defesa dos Direitos do Torcedor, vinculada à Secretaria Especial do Esporte. O Programa fomenta a vivência, a produção, a difusão de conhecimentos e formação continuada de profissionais relacionados ao futebol e suas derivações.

A chamada pública, cujo resultado final foi divulgado no último dia 16 de dezembro, teve como objetivo selecionar projetos que receberão recursos da União, com vistas à estruturação e ao funcionamento de até 27 polos do Programa “Academia & Futebol”, por meio da formação dos Centros de Desenvolvimento do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, através das Universidades públicas e Institutos Federais.

O projeto do IFPE aprovado na seleção foi idealizado pela Coordenação de Educação Física, Esporte e Lazer (CELL), vinculada à Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), e por comissão executora constituída por professores de diferentes campi do Instituto.

De acordo com o professor Nildo Caú, responsável pela CELL, o IFPE vai dar início as atividades do programa a partir de maio deste ano, atuando em três eixos: Intervenção, Pesquisa e Formação. O eixo Intervenção trata da oferta de futebol, beach soccer e futsal a crianças e adolescentes de 6 aos 17 anos e pessoas entre 18 e 23 anos. Para isso, o coordenador explica que serão promovidas, juntamente com o Campus Recife, oficinas de futebol, futsal e futebol de areia, atendendo o público da Entidade Lar Fabiano de Cristo e discentes do campus.

“A priori fecharemos essa parceria com a ONG Casa Rodolfo Aureliano – Lar Fabiano de Cristo para atendermos crianças e adolescentes da instituição.  Além disso, utilizaremos a divulgação do programa junto aos demais campi envolvidos nas ações de formação continuada, quanto à oferta de workshop a serem realizados em conjunto com a Caravana do Lazer e nos festivais esportivos de futebol e futsal”, planeja o coordenador.

Já o eixo Pesquisa é a estruturação e o apoio a centros de pesquisa em futebol, futsal e direitos dos torcedores, visando fomentar a produção e difusão do conhecimento nessas áreas. “Estaremos desenvolvendo linhas de pesquisas relacionados ao futebol, futsal e futebol de areia, contemplados nos gêneros masculino e feminino. Além disso, teremos o Centro de Pesquisa situado no Campus Recife, mas suas ações serão desenvolvidas nos 16 campi do IFPE, coordenado pela Comissão de Execução do Projeto formado por professores de educação física de diferentes campi e do GT de Educação Física, Esporte e Lazer do Instituto”, detalha Caú.

O terceiro eixo Formação é a realização de cursos e eventos científicos sobre futebol, futsal e direitos do torcedor, com o intuito de qualificar e ampliar a produção científica na área, bem como contribuir para a difusão do conhecimento e a formação continuada de profissionais para atuar na gestão e em outros setores do futebol e futsal. Nesse eixo, o coordenador pontua que o IFPE pretende realizar uma formação de agentes de esporte e lazer e demais profissionais de futebol nas cidades de Recife, Pesqueira, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Tacaratu, por meio de workshops, seminários on-line e outros eventos.

Com a iniciativa, a equipe responsável pelo projeto espera democratizar o acesso ao esporte e lazer enquanto um direito social para crianças, adolescentes, Jovens e adultos, além de possibilitar o desenvolvimento da formação humana através das ações a serem ofertadas à população do bairro da Várzea e a vivência de práticas esportivas, pesquisa e formação em relação ao fenômeno do futebol, futsal e futebol de areia. Também está prevista a publicação de um livro e de artigos científicos sobre as experiências a ser desenvolvidas através do projeto.