IFPE Belo Jardim abre inscrições para cursos de extensão na área de música

São 8 cursos nas áreas de canto, guitarra, saxofone, clarinete, teoria musical, trompete, flauta e bandas marciais. Inscrições abertas até a próxima quinta (15)

O curso de Licenciatura em Música do IFPE Belo Jardim abriu, nesta segunda-feira (12), inscrições para oito cursos de extensão na área de música. Os cursos básicos são nas áreas de canto, guitarra, saxofone, clarinete, teoria musical, trompete, flauta e bandas marciais.

Os cursos, que serão realizados em parceria com o IFSertãoPE e o Sesc de Belo Jardim e de Arcoverde, são abertos ao público em geral e para todos os níveis de conhecimento de prática musical, desde iniciante ao avançado. As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira (15) e devem ser realizadas pelo preenchimento do Formulário de Inscrição online. Estão sendo ofertadas mais de 200 vagas.

Dependendo do curso, as aulas serão de um a três dias por semana, no formato presencial, híbrido ou remoto, conforme o Cronograma de Horário dos cursos.

Confira os cursos que estão com inscrições abertas:

– Canto em Coro (presencial) – 28 horas – Coordenado pelo professor Thiago Gregório, visa formar um coral que influenciará de forma positiva a vivência do canto coletivo, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida dos envolvidos e oferecer ações que reconheçam as múltiplas dimensões do ser humano através da arte musical, resultando na inclusão social dos envolvidos a partir de apresentações musicais locais e regionais.

– Tocando Guitarra no IFPE (presencial) – 25 horas – Coordenado pelo professor Rodolfo Rangel, visa proporcionar à comunidade o contato com esse instrumento por meio de uma iniciação consistente nos primeiros passos e, para quem já possui algum conhecimento prévio, revisar e preencher possíveis lacunas no aprendizado, bem como aprimorar os conhecimentos prévios.

– Saxofone Popular (presencial) – 20 horas – Coordenado pelo professor Evandro Sampaio, visa desenvolver conhecimentos teóricos e interpretativo ao instrumento musical saxofone para comunidade interna e externa de estudantes de saxofone.

– Básico para Clarinete (presencial) – 20 horas – Coordenado pelo professor Carlos Silva, visa construir uma formação inicial e continuada sobre as técnicas que fundamentam a execução do clarinete, contribuindo para a formação de instrumentistas para diversos segmentos musicais alinhados à realidade do aluno (bandas de música, grupos populares, entre outros).

– Teoria Musical: estudo, vivência e aprendizado musical (online) – 30 horas – Coordenado pelo professor Carlos Silva, visa construir conhecimentos elementares da teoria musical, ensinando a ler, a escrever e a compreender uma partitura musical, identificando e reconhecendo os diferentes símbolos musicais, contribuindo na formação teórica e prática de instrumentista.

– Fundamentos Básicos da Técnica do Trompete (presencial) – 24 horas – Visa desenvolver atividades educativas e musicais voltadas para estudo dos principais fundamentos básicos do trompete: respiração, emissão, fluência, flexibilidade, articulação e repertório. É coordenado pelo professor Niraldo Melo.

– Flauta Transversal Popular (presencial) – 20 horas – Coordenado pelo professor Philipe Moreira, visa construir uma formação inicial e continuada sobre as técnicas que fundamentam a execução da flauta popular, trabalhando o aspecto do som (respiração e afinação) e realizando estudos técnicos estruturais de obras de diferentes gêneros da música popular.

– Educando com Música: Banda Marcial Ulisses Lima (presencial) – 95 horas – Coordenado pelo professor Philipe Moreira e executado por docentes e estudantes da Licenciatura em música, visa criar um sistema de educação musical de base dentro IFPE Campus Belo Jardim, que beneficie toda comunidade interna e externa, possibilitando um espaço de construção de conhecimento musical, fraternidade e inclusão.

=> Formulário de Inscrição

=> Horário de Aulas