IFPE comemora desempenho de estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O Instituto teve 64 medalhistas, dos quais 25 conquistaram medalha de ouro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) comemora o sucesso dos seus estudantes na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que em 2020 foi realizada excepcionalmente de forma virtual, nos dias 12 e 13 de novembro. O resultado dos medalhistas da OBA 2020 foi divulgado no último domingo (13). Na competição, o IFPE apresentou um excelente desempenho, com um total de 64 estudantes medalhistas, dos quais 25 conquistaram medalha de ouro. Foram premiados alunos dos campi Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns e Recife. Dos medalhistas de ouro, seis obtiveram a nota máxima (10,0): quatro do Campus Recife, um de Caruaru e outro de Garanhuns.

Veja mais detalhes dos resultados:

CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA

Oito estudantes do IFPE Afogados da Ingazeira conquistaram medalhas na OBA 2020. No total, o campus teve 17 estudantes participando, que alcançaram notas que chegaram a 9,75, com três medalhistas de ouro, quatro de prata e um de bronze. Entre os medalhistas do Campus Afogados, os que apresentaram melhor desempenho na Olimpíada estão ainda concorrendo a bolsas de graduação nos Estados Unidos; o resultado será divulgado pela OBA após o dia 22 de dezembro.

“Espero que haja mais engajamento, que os alunos possam perceber que participar de tais olimpíadas pode até mesmo levá-los às universidades sem a necessidade, a priori, de fazer o ENEM, e mais além, pode até acarretar em oportunidades no exterior”, avalia Elidimário Alves de Souza Júnior, medalhista ouro da OBA e estudante do Curso Integrado de Informática do IFPE Afogados.

A preparação e participação do grupo de estudantes teve à frente as professoras de Física Valdilene Oliveira da Silva (representante) e Bárbara Bezerra de Carvalho Mendes (colaboradora).

Lista de estudantes medalhistas OBA 2020:

• Alisson da Cunha Souza | Medalha: Ouro
  • Elidimário Alves de Souza Júnior | Medalha: Ouro
  • Luis Gustavo Paiva Alves | Medalha: Ouro
  • Bruno Vinicius da Silva | Medalha: Prata
  • Claudia Lays Viana da Silva | Medalha: Prata
  • João Thiago Rodrigues da Silva | Medalha: Prata
  • Maria Eduarda da Costa Moraes | Medalha: Prata
  • Evely Rituânia Bezerra de Amorim | Medalha: Bronze

CAMPUS CARUARU

Os estudantes do IFPE Caruaru que participaram OBA trouxeram o melhor desempenho já conquistado pelo Campus em todos os anos de participação. Foram nove medalhas: três ouros, três pratas e três bronzes. Inclusive o estudante Sergio Vinícius De Sobral Santos, do curso de Mecatrônica (6º período / integrado), conquistou a nota máxima.

“Medalhas são frutos de estudo e dedicação para atingir aquele objetivo que você estabeleceu. O mais importante não é a medalha, mas sim todo o conhecimento que você adquire ao realizar as provas das olimpíadas. Esse conhecimento fica com você para o resto da vida, isso é o mais valioso. A medalha é só um reflexo disso. Por essa razão eu sempre incentivo meus colegas para que façam a inscrição nas olimpíadas. Fiquei muito feliz por mim e por meus amigos que participaram da prova. O resultado é reflexo do potencial que a gente tem no IFPE para conseguir se destacar, não só na OBA, mas também em olimpíadas de outras áreas”, declarou Sergio.

Nesta edição da OBA, o Campus Caruaru foi representado por 17 alunos. Todos vão receber o Certificado de Participação da Olimpíada. Confira abaixo os nomes dos medalhistas.

Nome Medalha Nota
Sergio Vinícius De Sobral Santos Ouro 10
Gabriel Vinícius Dos Santos Soares Ouro 9.8
Paulo Edson Serafim Sousa Ouro 9
Henrique Silva Gouveia De Oliveira Prata 8.5
Lucas Emanuel Barbosa Vasconcelos Prata 8.5
Alan Leandro Da Silva Prata 8
Emilly Nicolly Tavares Cavalcanti Bronze 7
Stanley Wilson Oliveira Da Silva Bronze 6.9
Taline De Vasconcelos Carvalho Bronze 6.75

CAMPUS RECIFE

Na disputa da OBA, 65 estudantes do Campus Recife concorreram com discentes de todo o país. Dentre esses, 44 alunos foram medalhistas na competição. No total, 17 estudantes conquistaram medalhas de ouro, 19 de prata e 9 de bronze. Dos medalhistas de outro, quatro obtiveram a nota máxima (10,0). A listagem completa com o nome dos discentes medalhistas na OBA pode ser conferida aqui

Estudantes do campus também participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), conquistando também números expressivos na competição. Dos 8 estudantes da instituição que fizeram parte da disputa, todos eles conquistaram medalhas. No total, foram seis conquistas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Acompanhe a lista aquiPara integrar o grupo de medalhistas, a estudante multicampeã em olimpíadas acadêmicas, Ana Letícia Pereira, alcançou o 2º lugar na Olimpíada Nacional de Neurociência. A conquista da discente se junta às demais competições em que ela obteve êxito, como nas olimpíadas de astronomia, biologia, física, matemática e química.

CAMPUS GARANHUNS

O IFPE Garanhuns teve três alunos medalhistas na OBA 2020. Conquistaram medalhas de ouro os estudantes: Yasmin Adrieny da Silva Sales, do 4º ano do curso Técnico em Informática, com a nota máxima (10,0); e  Lucas Branco Alves de Melo, também do 4º ano do curso Técnico em Informática, com nota 9,05. Já o estudante Marcos Vinícius Cavalcante Oliveira , do 3º ano do Curso Técnico em Informática, com nota 7,10.