Início do conteúdo

IFPE desenvolve ações formativas junto a pescadores e marisqueiras

Parceria com a entidade Trapeiros de Emaús vem promovendo oficinas a distância para povos das águas


O IFPE, através da Coordenação de Extensão com os Povos do Campo, setor ligado à Pró-Reitoria de Extensão (Proext), está desenvolvendo, através de uma parceria com a entidade Trapeiros de Emaús, uma série de atividades formativas junto aos povos das águas, pescadores e marisqueiras, organizados no Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais.

 Inicialmente, estão sendo promovidas formações a distância para que esses povos possam acessar de forma adequada o site de recadastramento de pescadoras e pescadoras do governo federal. A ação, que começou no último dia 14 de agosto, acabou envolvendo, de forma remota, vários pescadores e pescadoras de diferentes estados do Nordeste.

 Outras atividades deverão ser promovidas como cursos de informática e de oratória, envolvendo outros parceiros a exemplo do que aconteceu com os Trapeiros de Emaús, organização fundada por D. Hélder Câmara, que trabalha com coleta de resíduos sólidos e formação profissional e está sediada na periferia do Recife.

Segundo a professora Camila Lima, da Coordenação de Extensão com os Povos do Campo e organizadora das atividades, essa aproximação é muito importante. “É fundamental o IFPE estar junto aos povos das águas, promovendo mudança efetiva em suas vidas”, declarou.

Fim do conteúdo