IFPE distribuirá kits do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Cada campus será responsável pela seleção dos estudantes e distribuição dos kits

O IFPE irá distribuir aos estudantes, em caráter excepcional, kits de gêneros alimentícios provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em virtude da suspensão das aulas devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PNAE garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, estados e escolas federais, a alimentação escolar dos alunos da educação básica das escolas públicas, federais, filantrópicas, comunitárias e confessionais do país, seguindo os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Cada campus do Instituto será responsável pela seleção de seus alunos e também pela distribuição dos kits, que ao todo somam 9.261. Serão atendidos os estudantes da educação básica, seja nos cursos técnicos integrados e subsequentes, seja na Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os Kits foram planejados pelo setor de Nutrição do IFPE e poderão conter: arroz parboilizado, farinha de mandioca, farinha de milho, feijão, leite em pó integral, macarrão, sal refinado, peixe em conserva de óleo tipo sardinha e açúcar. Haverá um limite de kits por campus, que foi delimitado do valor repassado ao IFPE pelo FNDE.

Silvia Patrícia, nutricionista na Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), reforça a importância dessa ação: “O programa contribui para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola”.

Para promover essa distribuição, o IFPE fez uso de 70% do recurso (limite permitido pela resolução federal nesta dinâmica), por meio de uma articulação intercampi que foi capitaneada pela Diretoria de Administração e Planejamento do Campus Vitória de Santo Antão, responsável pelo pregão que abrangeu 14 campi, sob coordenação e supervisão da Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

Saiba mais sobre PNAE >>> https://www.fnde.gov.br/programas/pnae