Início do conteúdo

IFPE divulga lista preliminar de inscrições no Processo de Ingresso 2023.1

Também foram publicadas instruções para procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou a lista preliminar das inscrições do Processo de Ingresso 2023.1. Também foi publicado o documento com as instruções para os procedimentos de heteroidentificação complementar à autodeclaração e da aferição da condição de indígena autodeclarada.

Com a publicação da lista preliminar de inscrições, agora, os candidatos e as candidatas deverão acessar o Sistema Ingresso, no endereço ingresso.ifpe.edu.br, e verificar a situação de suas inscrições. As pessoas que tiverem as inscrições indeferidas poderão consultar o motivo do indeferimento e realizar a retificação da inscrição, em virtude de documentações ou informações divergentes.

O prazo para retificação de inscrições será desta terça (22) até a quarta-feira, 23. Neste período, os/as candidatos/as poderão corrigir os dados e até anexar nova documentação. A retificação será submetida a uma nova análise, e a lista final das inscrições será publicada no dia 28.

Heteroidentificação e aferição da condição de indígena
As instruções para o Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração e de aferição da condição de indígena autodeclarada foram publicadas, e estão disponíveis no site ingresso.ifpe.edu.br.

Todos/as candidatos/as que se autodeclararam negros/as (preto/a ou pardo/a) ou indígenas que tiveram as suas inscrições deferidas deverão ser submetidas aos procedimentos. O envio do conteúdo deverá ser feito através do WhatsApp, no prazo de 29 de novembro a 7 de dezembro de 2022.

Heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras – Os/as candidatos/as deverão produzir um vídeo com sua autodeclaração e enviar para a comissão de avaliação. A aferição da condição declarada será exclusivamente através do critério fenotípico. Caso o/a candidato/a seja pessoa com deficiência auditiva ou surdo/a, poderá apresentar a sua autodeclaração utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Aferição da condição de indígena autodeclarada – Os/as candidatos/as deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela fundação Nacional do Índio (Funai), ou, na ausência do RANI, o Reconhecimento de Identidade Indígena, que é composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena (assinada pelo/a candidato/a) e por uma declaração de Reconhecimento (assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente).

Dúvidas – Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena, os/as candidatos/as devem utilizar o sistema de atendimento disponível no endereço  atendimentoingresso.ifpe.edu.br, na categoria “Heteroidentificação e Aferição da Condição de Indígena) ou os contatos dos campi/polos do IFPE, que estão listados no anexo H do edital do processo de Ingresso (Edital REI/IFPE nº 53, de 2022). As dúvidas e solicitações de atendimento encaminhadas para o sistema serão respondidas em até 2 dias úteis.

Todas as instruções sobre gravação e envio do vídeo, sobre a apresentação do RANI ou das declarações estão no documento, disponível no site ingresso.ifpe.edu.br e no link abaixo.

• INSTRUÇÕES PARA O PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR À AUTODECLARAÇÃO E DE AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO DE INDÍGENA AUTODECLARADA

Fim do conteúdo