IFPE e empresa americana firmam parceria para aperfeiçoar equipamento que gera energia por meio de ondas do mar

A Wave Water Works doará o protótipo ao Instituto, que avançará no desenvolvimento da tecnologia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a empresa americana Wave Water Works vão participar, no dia 31 de março, de uma cerimônia virtual de lançamento do equipamento Oscillo Drive. O evento é fruto de uma parceria entre a empresa e o Instituto, que tem o intuito de avançar no desenvolvimento do Oscillo, tecnologia própria da Wave Water Works para gerar energia elétrica por meio da captura da energia contida nas ondas do mar. No encontro, será assinado o termo de doação do protótipo pela empresa ao IFPE.

Segundo o professor Héber Nunes, do IFPE-Campus Recife, o equipamento ficará sob os cuidados do Instituto para que seja concluída a construção de suas peças auxiliares e instrumentação. Nesse processo, serão testadas a instrumentação e a transmissão de dados do Oscillo, que ficará no porto de SUAPE em pleno mar. “Teremos uma equipe multidisciplinar e multicampi trabalhando no protótipo. Professores dos Campi Recife, Pesqueira, Paulista e Ipojuca estão trabalhando em suas respectivas áreas de expertise. Este equipamento fará com que exploremos a área de materiais e corrosão, eficiência energética, instrumentação, telemetria, vibração mecânica e sustentabilidade”, explica.

Héber esclarece que será acoplado ao eixo do protótipo um braço metálico com uma boia anexada, que vai estar sujeita à movimentação conforme as ondas do mar. Esse braço ficará subindo e descendo com as ondas, fazendo girar o eixo do equipamento. “O Oscillo converte as rotações no sentido horário e anti-horário num único sentido de rotação, e é aí que está o segredo. Com a rotação uniformizada, o eixo está conectado a um gerador elétrico, que poderá gerar energia elétrica para o que for necessário. Com essa tecnologia poderemos gerar eletricidade, sem nenhum combustível, com zero emissão de gases de efeito estufa 24 horas por dia, 7 dias por semana”, detalha.

O professor diz que, por meio dessa parceria, pretende-se depositar mais patentes de equipamentos que estão diretamente ligados a geradores de energia. Ele fala que a empresa tem a visão de trazer uma filial ao Brasil. “Já temos muitos alunos de iniciação científica trabalhando em temas relacionados ao Oscillo Drive, que são futuras mãos de obra para a empresa. Acredito que demos um passo importante, pois além de trazer a possibilidade de novas patentes e inovações para o nosso Instituto, temos a chance de sermos pioneiros na geração de energia maremotriz no Brasil e na América Latina”, enfatiza.

De acordo com Hugo Pimentel, Diretor de Pesquisa da Wave Water Works, o IFPE compilará informações bastante importantes para desenvolver ainda mais o produto, compreendendo melhor o funcionamento do Oscillo Drive em águas brasileiras e internacionais através de modelos matemáticos validados e aperfeiçoando o design do protótipo.

Além disso, Hugo ressalta o impacto positivo para o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento e para o preparo e qualificação de profissionais na área de energias renováveis, impulsionando o IFPE, a região local e a própria empresa nessa área, estimulando também a indústria metalmecânica local. “É uma parceria inédita para ambas as partes, e que tem um potencial de cooperação futuro imensurável, dados o tamanho do mercado mundial de energia renovável e a necessidade de soluções energéticas verdes para países atingidos por desastres e/ou que não possuem sólido acesso à eletricidade por meios não poluentes”, destaca.