IFPE firma acordo de cooperação técnica com o Instituto Internacional Despertando Vocações

Iniciativa pretende desenvolver ações de estímulo ao protagonismo estudantil

IFPE e Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV) firmaram, nesta terça-feira (25), acordo de cooperação técnica de caráter acadêmico para fortalecer o protagonismo dos estudantes e o interesse nas carreiras profissionais em nível médio e superior. Esses objetivos serão viabilizados através da articulação ensino/pesquisa/extensão e da troca de saberes entre academia, escola básica, empresa e comunidade.

Participaram da reunião de assinatura do acordo o Reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá; a presidente do IIDV e professora do IFPE, Kilma Viana; Gestores das áreas finalísticas, Diretores-Gerais,  além de professores e estudantes.

O acordo prevê que o IIDV desenvolva ações como a promoção de grupos de investigação entre pesquisadores das duas instituições; a realização de intercâmbio e mobilidade dos participantes do IFPE (selecionados via edital) atuantes nas atividades do Programa Internacional Despertando Vocações (PDV); além do estímulo a pesquisadores e extensionistas na elaboração de projetos.

Também é objetivo do acordo propor iniciativas para discutir melhorias no acompanhamento de egressos e encaminhamento de estudantes a estágios supervisionados. Cabe ao IFPE incentivar e favorecer a participação de seus servidores (administrativos e docentes) e estudantes nos projetos e ações que envolvam o Instituto e o IIDV.

Para o Reitor José Carlos de Sá, a parceria com o IIDV será muito importante para o IFPE. “Buscamos sempre parcerias que agreguem valor à missão da nossa instituição. E este acordo de parceria é um instrumento, que, claro, pode ser ainda mais aperfeiçoado, mas que já nos possibilita ações importantes na perspectiva do empreendedorismo e do despertar de vocações”. A professora Kilma Viana ressalta que  “o IIDV hoje tem atuação em várias áreas, com muitas instituições parceiras, mas com o IFPE tem algo especial. Fazer a parceria com o IFPE é a realização de um sonho”.

Após a elaboração do edital que vai captar orientadores voluntários e estudantes, serão criados Grupos de Trabalho nos campi em que houver interesse. Esses grupos serão divididos nas áreas de Ciências Agrárias, Formação Docente, Gestão e Tecnologias, Saúde, Cultura e Artes. Os GTs também vão executar atividades nas comunidades externas para despertar vocações no público pelas carreiras profissionais existentes nos campi do IFPE.

Os estudantes selecionados para participar das ações do PVD vão receber certificados de extensionistas. O Acordo tem vigência de 60 meses e será avaliado anualmente pelos coordenadores.

>> Confira o Acordo de Cooperação Técnica IFPE / IIDV