IFPE lança campanha sobre uso do nome social

Resolução, aprovada pelo Consup, desde 2015, garante o respeito à identidade de gênero e/ou social de estudantes da instituição

No mês do orgulho LGBTQIA+, o IFPE lança campanha para conscientizar sua comunidade acadêmica sobre a importância de adotar a política de uso do nome social para estudantes da instituição.

Desde 7 de agosto de 2015, na gestão da ex-reitora Cláudia Sansil, foi aprovada no Conselho Superior da Instituição a Resolução nº 39/2015, por meio da qual o Instituto assegura que o nome social de estudantes que se autodenominam travestis, transexuais, transgêneros e intersexual seja utilizado em todos os documentos no âmbito interno institucional.

Dessa forma, o nome social deve constar nos seguintes documentos emitidos pelo sistema oficial de registro e controle acadêmico:

•  Cadastro de dados e informações de uso social; (deixar esse marcador)
  • Comunicações internas de uso social;
  • Endereço de correio eletrônico e nome de usuário em sistemas de informática;
  • Diários de classe, fichas, cadastros, formulários, listas de presença e divulgação de notas;
  • Resultados de editais.

A medida, que faz parte da rotina administrativa e acadêmica de todos os campi da instituição e Reitoria, visa evitar constrangimentos às pessoas, a partir do respeito a sua identidade de gênero e/ou social, bem como impedir que ocorra evasão escolar de quem se sentir violentado em sua individualidade.

>> Confira o e-mail marketing sobre a campanha.

>> Acesse a Resolução nº 39/2015