Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > IFPE lança o novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Notícias

IFPE lança o novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia o documento completo e fique por dentro do planejamento do instituto para os próximos anos
por publicado: 05/08/2022 09h19 última modificação: 05/08/2022 09h42

O novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi apresentado à comunidade do IFPE nesta quinta-feira (4), durante a cerimônia de lançamento realizada no Campus Vitória de Santo Antão e transmitida ao vivo pelo canal do IFPE no Youtube. Elaborado coletivamente, o documento apresenta a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas para o ciclo de gestão de 2022 a 2026.

 

O evento contou com a participação de pró-reitores(as), gestores (as), técnicos administrativos, docentes e estudantes. Compuseram a mesa o reitor, professor José Carlos de Sá Júnior; a pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional, Juliana Souza de Andrade; o pró-reitor de Ensino, Assis Leão da Silva; a pró-reitora de Extensão, Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão; o pró-reitor de Pesquisa, Mário Antonio Alves Monteiro, a representante da Pró-Reitoria de Administração, Dayanne Amaral; e o diretor-geral do Campus Vitória de Santo Antão, Mauro França.

 

"A construção do documento foi conduzida por uma comissão composta por gestores e gestoras do IFPE, e com representações estudantis, da CPPD, da CIS e da CPA. Foi um documento construído da forma mais participativa e mais democrática possível, mesmo com todos os desafios que as atividades remotas impuseram nos anos de 2021 e 2022", explicou Juliana Souza.

 

O reitor do IFPE agradeceu a participação efetiva de todos e todas na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional. "Esse PDI foi construído em um momento muito difícil, um desafio muito grande que vivíamos, que foi o momento de distanciamento social imposto pela pandemia. Foi um documento que necessitou de muita discussão, muito debate e construção coletiva, que é uma característica do Instituto Federal de Pernambuco", disse José Carlos de Sá. “Nós acreditamos naquilo que somos capazes de fazer, e nós temos o potencial para realizar. Nós sabemos a qualidade da educação que podemos ofertar para a população, então nosso PDI não pode refletir menos do que isso. É um Plano de Desenvolvimento Institucional que acredita na educação para qual os Institutos Federais foram criados”, completou o reitor.

 

>> Clique aqui e conheça o PDI do IFPE para o ciclo 2022-2026.

 

O que é o PDI?

 

O Plano Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de gestão que apresenta a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e as que pretende desenvolver durante um ciclo de gestão de cinco anos. Neste caso, de 2022 a 2026.

 

O PDI também é muito importante para a autoavaliação institucional, uma vez que as metas e objetivos serão acompanhados e os resultados serão divulgados na comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

 

A elaboração do documento é conduzida pela Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin), que é o órgão da Reitoria responsável por planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar as atividades e as políticas de desenvolvimento e a articulação entre as pró-reitorias e os campi com vistas a fortalecer a identidade institucional e contribuir para a descentralização, desenvolvimento e melhoria da gestão pedagógica e administrativa do IFPE.

 

Inicialmente instituído como documento obrigatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o PDI foi encarado pelo IFPE como um instrumento de gestão para a efetivação do planejamento estratégico com o envolvimento de diversas instâncias administrativas do instituto na elaboração do documento. "O PDI é na verdade um compromisso da gestão com a sociedade. Os objetivos estratégicos que estão traçados ali revelam as entregas que estão sendo delineadas pelo nosso trabalho e devem ser concluídas nos próximos ciclos anuais", completa Juliana Andrade.

 

Como o PDI foi elaborado?

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE, para o ciclo 2022-2026, foi elaborado de maneira participativa, e envolveu toda comunidade acadêmica: gestores, estudantes, professores, técnicos-administrativos e delegados representantes das instâncias colegiadas.

 

As metas, indicadores e objetivos estratégicos foram construídos em workshops realizados remotamente, em 2021, em virtude da pandemia da Covid-19. O documento foi elaborado a partir das diversas contribuições dessas pessoas, e, em seguida, submetido à consulta pública. Após aprovação do documento pelo Conselho Superior (CONSUP), o PDI foi apresentado à comunidade nesta quinta (4).

 

Histórico

 

A última versão do documento expirou em 2018, sendo prorrogada em 2019, em caráter precário, pelo Consup, através das Resoluções nº 74 e 79, até a conclusão do novo. Em março de 2020, o IFPE iniciou o processo de construção do seu PDI, mas em razão da suspensão das atividades presenciais, ocasionada pela pandemia da Covis-19, os trabalhos da comissão de elaboração do plano precisaram ser suspensos, para que a Instituição pudesse centrar esforços na implementação de ações para enfrentamento às consequências do novo coronavírus e para a redução do impacto originado pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

 

Em fevereiro de 2021 foi instituída uma nova Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025, que conduziu os trabalhos do novo PDI.

registrado em: , ,