Início do conteúdo

IFPE oferecerá cursos de informática para os povos do campo

Iniciativa vai beneficiar os agricultores familiares, indígenas, pescadores, quilombolas e assentados de reforma agrária


Foi realizada, no último dia 06 de maio, no Campus Belo Jardim, a cerimônia de abertura dos cursos de Informática para os Povos do Campo do IFPE. Com a iniciativa, serão ofertados cursos durante todo o ano de 2023 em diferentes campi do Instituto para populações campesinas, com destaque para os agricultores familiares, indígenas, pescadores, quilombolas e assentados de reforma agrária.

Na abertura, o Reitor do IFPE José Carlos de Sá destacou a importância do IFPE em articular-se com as comunidades do campo, e o Diretor-geral do Campus Belo Jardim, Marcos Germano, salientou que esse curso tem relação com o novo momento político do Brasil.

Durante o evento, o dirigente de Extensão do campus, Pedro Júnior, relatou todas as iniciativas já desenvolvidas pelo IFPE Belo Jardim com diferentes populações rurais, e destacou a iniciativa do professor Francisco Lucena, que junto com os seus monitores, oferecerá a primeira turma do curso de Informática, direcionada a quilombolas e agricultores familiares. O coordenador de Extensão com os Povos do Campo, André Gonçalves, participou da abertura representando a Pró-reitoria de Extensão (Proext) do IFPE.

Os participantes do encontro se mostraram entusiasmados com a novidade: “Somos parceiros. O IFPE sempre esteve com a gente”, destacou o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim, José Araújo. Já a líder do Quilombo Barro Branco, Elaine Lima, afirmou que “é fundamental a parceria que existe entre a instituição e a comunidade”. 

Fim do conteúdo