IFPE oferta 465 vagas em cursos superiores por meio do SiSU 2021

Inscrições acontecem de 06 a 09 de abril. São onze opções de cursos, nos campi Recife e Pesqueira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta terça-feira (30), o edital do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 1ª edição de 2021 para cursos superiores presenciais com ingresso no segundo semestre letivo deste ano. Serão ofertadas, ao todo, 465 vagas, distribuídas em onze opções de cursos, nos campi Recife e Pesqueira. A seleção será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

No Recife, as oportunidades são nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (34 Vagas), Design Gráfico (40 Vagas), Engenharia Civil (40 vagas), Engenharia Mecânica (35), Gestão Ambiental (40 vagas), Radiologia (36 vagas), Gestão De Turismo (matutino, 40 vagas, e noturno, 40 vagas). Em Pesqueira, as opções são os cursos de Enfermagem (40 vagas), Engenharia Elétrica (40 vagas), Física (40 vagas) e Matemática (40).

As inscrições, que são gratuitas, se iniciarão no dia 06 de abril e seguem até as 23h59m do dia 09 do mesmo mês, e serão feitas exclusivamente pelo site: http://sisu.mec.gov.br. Poderão participar do processo seletivo os candidatos e as candidatas que tenham participado da edição 2020 do ENEM, e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC n° 391, de 7 de fevereiro de 2002, e não tenha participado do Enem na condição de “treineiro”. O resultado da chamada regular será publicado no dia 13 de abril, e a matrícula das pessoas selecionadas será de 14 a 19 de abril.

Lista de Espera – No período de 13 a 19 de abril, as pessoas que não forem convocadas na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes que venham a surgir durante o processo de seleção. A convocação de candidatos da lista de espera está prevista para a partir do dia 23/04.

Será convocado para formalização de matrícula somente o quantitativo exato de candidatos correspondente ao número de vagas disponíveis em cada curso e turno, local de oferta e modalidade de concorrência, seguindo classificação em ordem decrescente de acordo com a pontuação obtida no Enem 2020. A partir do resultado da manifestação de interesse, serão realizadas três convocatórias para matrícula, sendo necessário o candidato observar o cronograma (ANEXO B) descrito no edital.

Cotas – O IFPE reserva 60% do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública. Dentre os egressos da escola pública, há ainda subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail: sisu@reitoria.ifpe.edu.br.

>>> Para mais informações, acesse o Edital Nº 01/2021 e anexos

>>> Confira também o Termo de Adesão 2021.1