IFPE Olinda abre inscrições para cursos gratuitos na área de música

Inscrições para cursos de Regente de Coral e de Educação Musical e Transtornos vão até 12/09

O IFPE Olinda abriu inscrições para dois novos cursos gratuitos, o de Regente de Coral e o de Educação Musical e Transtornos do Neurodesenvolvimento. As inscrições on-line podem ser feitas até segunda-feira (12). Para concorrer às vagas é preciso ter mais de 18 anos e Ensino Médio Completo.

No ato da inscrição o candidato deverá anexar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar e certificado do Ensino Médio (Ficha 19). Esse último documento poderá ser substituído por histórico e certificado de ensino técnico EJA ou de curso superior.

O curso Regente de Coral oferece 30 vagas. O objetivo é fazer com que os participantes sejam capazes de reger, ensaiar e dirigir grupos vocais. As aulas serão ministradas todas as quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Campus Olinda. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/IFPECoral

Os estudantes aprenderão como identificar e selecionar informações em música para a resolução de problemas pertinente à prática do Canto Coral; escolher peças apropriadas para a execução e ensino do canto coral dentro da sua realidade; demonstrar conhecimento da teoria da linguagem musical e solfejo. O conteúdo abrangerá estudos sobre Teoria musical, Introdução à regência coral, Técnicas gestuais do regente, Respiração, Apoio, Ressonância e Saúde vocal.

Já o curso Educação Musical e Transtornos no Neurodesenvolvimento oferece 50 vagas, sendo que dez delas são reservadas para servidores do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO). As 40 restantes podem ser ocupadas pelo público.Ministrado pelo professor José Davison da Silva Júnior, referência no campo da musicoterapia, o curso tem como objetivo de desenvolver a compreensão sobre as principais características dos transtornos do neurodesenvolvimento e identificar as possibilidades de atividades musicais para cada um dos transtornos, através de aulas expositivas e dialogadas e atividades musicais.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://bit.ly/IFPEEduMusical até segunda-feira (12). As aulas serão ministradas sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, no auditório do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO). O conteúdo engloba assuntos como transtornos do neurodesenvolvimento, deficiências intelectuais, transtornos da comunicação, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, transtorno específico da aprendizagem e transtornos motores.