IFPE participa do I Festival Cultural da Mulher Rural

Evento aconteceu durante os dias 13, 14 e 15 de outubro no Cais do Sertão no Recife

De 13 a 15 de outubro, o IFPE participou do I Festival Cultural da Mulher Rural, organizado pelo Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (MMTR-PE) e realizado no Cais do Sertão, no Recife. Com o apoio do Instituto, o evento contou com a presença de estudantes do IFPE, que atuaram como monitores/as e participaram ativamente das palestras, oficinas e apresentações artísticas.

A programação do festival também contou com a participação de duas iniciativas de projetos de extensão do IFPE. No dia 14, o debate sobre o livro “Cozinha de Quilombo”, apresentado pelas servidoras do Campus Garanhuns Halda Simões e Edvânea Kehrle e por quilombolas do agreste meridional, como Márcia do Angico, teve presença massiva de pessoas interessadas nessa produção que é fruto de um projeto de extensão do IFPE. Segundo o grupo de quilombolas presentes: “essa produção reforça o elo do IFPE com a comunidade, trocando saberes e fortalecendo a educação pública”.

IMG-20221015-WA0322.jpgJá no último dia, o professor do IFPE-Vitória de Santo Antão Rafael Setestrelo se apresentou junto com estudantes que fazem parte do grupo Literatos a trajetória do Rio Goitá, com muito encantamento, dança e poesia no vão livre do Cais do Sertão. “Nunca vi coisa mais linda, mais rica”, gritava extasiada uma camponesa que presenciava a apresentação.

Com o apoio do Instituto, a sonorização do evento esteve a cargo da Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).  Segundo o seu titular, Philipe Soares, produtor cultural do IFPE:  “O evento foi bonito”. E completou:  “Bora integrar mais o IFPE com as mulheres do campo.”

Além disso, ao longo dos três dias de evento, houve um stand do IFPE, no qual foi possível realizar a inscrição para o processo de ingresso 2023.1 do Instituto, através de diferentes comissões locais.