IFPE promove ação sobre Dignidade Menstrual esta quinta (01)

Evento será realizado no auditório e no pátio do Campus Recife, das 8h às 17h

O IFPE promoverá, nesta quinta-feira (01), no auditório e no pátio do Campus Recife, o evento “Saúde das Juventudes: Deixa Fluir!”, que abordará a pauta da Dignidade Menstrual a partir de uma mostra de cinema, com foco no direito à saúde e o acesso às políticas públicas para as pessoas menstruantes. O objetivo é dialogar sobre a política de atenção à saúde juvenil.

Fruto de uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e representantes da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (SEJUV), a atividade acontecerá das 8h às 17h e será dividida em dois momentos: o primeiro contará com uma batalha de rimas e a exibição de uma mostra de filmes, culminado com uma roda de conversa. Já o segundo, será um almoço com os Núcleos de Estudos sobre Gênero e Diversidade (Negeds) do IFPE, a fim de discutir possibilidades e estratégias de continuidade desta ação para o segundo semestre letivo.

Sobre a data

O Dia Internacional da Dignidade Menstrual foi instituído em 28 de maio de 2014, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece a dignidade menstrual como um direito fundamental, destacando a importância do acesso a itens básicos de higiene menstrual, bem como informações e educação sobre o tema.

No Brasil, quatro milhões de meninas não têm cuidados menstruais nas escolas do Brasil. Segundo pesquisa realizada pela UNICEF com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação.

O evento é gratuito e aberto à comunidade estudantil do IFPE-Recife.