Início do conteúdo

IFPE promove ações de combate ao Coronavírus

Instituição realiza doações de equipamentos de proteção e integra comitê de enfrentamento da Covid-19


O Instituto Federal de EducaçãoCiência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), através de diversos campi, está promovendo várias ações para ajudar no combate e prevenção da COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus enfrentada em todo o mundo.

Confiraabaixo, algumas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas:

Campus Pesqueira– Se uniu à Prefeitura de Pesqueira e a outros órgãos na adoção de medidas de proteção à comunidade, doando ao Hospital Doutor Lídio Paraíba equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais depesq.jpeg saúde. O total de materiais doados pelo instituto ao hospital passa dos 12.000 itens, entre os quais estão toucas, luvas de procedimento e luvas estéreis, máscaras, sapatilhas descartáveis e aventais. O material seria utilizado pelos estudantes de Enfermagem para atividades práticas e pelo consultório odontológico do campus.

O campus também integra o Comitê de Respostas Rápidas ao Coronavírus (CRRC), criado pela Prefeitura de Pesqueira com objetivo de traçar estratégias de prevenção e combate à doença no município. Entre as atividades desenvolvidas pelos professores do campus destacam-se o treinamento de profissionais de saúde e o assessoramento na montagem dos leitos de isolamento para a Covid-19.

abreu e lima.jpegCampus Abreu e Lima – Realizou uma doação de equipamentos de proteção individual (EPI’s) à Secretaria de Saúde da cidade de Abreu e Lima. Ao todo, foram doados 1500 pares de luvas, 1500 máscaras descartáveis e 600 toucas descartáveis. Esses EPI’s foram disponibilizados para uso de profissionais que estão em contato direto com a população, como enfermeiros, técnicos de Enfermagem, médicos, dentre outros.

O Campus Abreu e Lima tamm lançou uma campanha solidária para arrecadação de alimentos e material de limpeza. O objetivo da ação é auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia causada pelo Coronavírus. As doações podem ser feitas na guarita da portaria principal do Campus Abreu e Lima, localizado por trás do Mercado Público da cidade, durante todo o horário de funcionamento da unidade, das 8h às 18h.

As ações integram o trabalho realizado pelo Comitê Emergencial de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), por meio da comissão local de Abreu e Lima.

O IFPE Abreu e Lima vai também iniciar pesquisa inovadora no enfrentamento à COVID-19. O projeto aprovado através de chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai testar o reuso seguro de respiradores N95 e a utilização de filtros químicos, visando a proteção respiratória de profissionais que estão em contato direto com pacientes vítimas do novo Coronavírus. A pesquisa será coordenada pelo professor Dr. Daniel Paiva, do Campus Abreu e Lima, em parceria com o professor Dr. Elvis França, do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), e da Dra. Giselda Neves, Enfermeira do Hospital da Restauração de Pernambuco.

Equipamento de proteção individual (EPI) utilizado por profissionais da saúde e de apoio, que estão na linha de frente no combate à COVID-19, os respiradores N95 têm um tempo de uso que varia conforme as indicações do fabricante. O reuso desses respiradores, quando ocorrem, devem obedecer ainda às recomendações e protocolos definidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de cada instituição. Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só recomenda o reuso se for pelo mesmo profissional e em casos excepcionais, observando danos na estrutura e no estado do filtro.

A pesquisa começará a ser desenvolvida a partir do mês de agosto e terá dois eixos ocorrendo simultaneamente. O primeiro deles será no Hospital da Restauração, no Recife. Vão ser oferecidos respiradores N95 para profissionais que trabalham diretamente com pacientes relacionados à COVID-19. Esses profissionais serão monitorados, e seus respiradores passarão por uma varredura microscópica, esterilização e criação de protocolos de segurança para avaliar se há possibilidade de reuso desses equipamentos sem prejudicar a saúde dos trabalhadores. Um segundo eixo da pesquisa pretende testar filtros químicos para proteção contra agentes biológicos, como é o caso do novo Coronavírus. Os filtros serão avaliados através de experimentos em laboratório. Ainda em fase de levantamento e cotação de materiais, equipamentos e planejamento, o projeto tem validade de 24 meses. Mas já há previsão de acompanhamento dos primeiros resultados em seis meses. Dentre os principais resultados esperados estão a implementação de metodologias de descontaminação, protocolos para reuso seguro de respiradores e oferecer alternativa para proteção respiratória contra agentes biológicos a partir de filtros químicos.

O projeto intitulado “Desenvolvimento de protocolos para reuso seguro de respiradores N95 e alternativa inovadora a partir de filtros químicos na proteção respiratória dos profissionais de saúde expostos a COVID-19” foi um dos 90 aprovados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde para receber financiamento. A pesquisa coordenada pelo IFPE Abreu e Lima receberá o aporte de R$ 453.850,00 para bolsas, custeio e capital. Ao todo, os dois ministérios estão investindo neste edital R$ 50 milhões em estudos para auxiliar na compreensão do histórico da doença, nos métodos de diagnóstico, formas de prevenção, atenção à saúde e controle da pandemia.

Campus Recife – Uma equipe formada por professores e estudantes do curso de Engenharia Mecânica do campus dedica-se à produção de máscaras de proteção facial para serem doadas a unidades de saúde do Estado para uso por profissionais da área. O grupo tem como meta a manufatura de 700 equipamentos do tipo Face Shield, que serão distribuídos, inicialmente, entre hospitais da rede pública e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Atualmente, os acadêmicos dispõem de seis impressoras 3D e conseguem desenvolver, em média, vinte máscaras diariamente.recife.jpeg

O projeto é conduzido pelos docentes Héber Silva, Ângelo Costa, Fred Duarte e Jacek Stanislaw, além dos estudantes Fernanda Oliveira, Edilson Silva e Mineu Nascimento. Com o objetivo de aumentar a produção e beneficiar o maior número possível de profissionais, o grupo, que contava com três impressoras 3D, conseguiu, por meio de arrecadação on-line, recursos para a compra de mais uma e para a aquisição de insumos, necessários à criação da armação, da viseira, além de elásticos e sacos para embalagem higienizada. Uma das duas impressoras emprestadas ao grupo veio do Instituto IDV, que auxilia projetos de extensão com impacto social. Além da entidade, a ONG Enable, responsável por criar próteses para pessoas com necessidades específicas, doou rolos de filamento (matéria-prima para a máscara). Foi de um modelo do equipamento de proteção facial disponibilizado no site da organização que o grupo se inspirou para sua produção.

Por meio do projeto desenvolvido pelo grupo, já foram beneficiados, até o momento, o Hospital da Restauração, o Hospital da Polícia Militar, o Hospital Municipal Aristeu Chaves de Camaragibe, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, a Unidade de Saúde da Família II do bairro de Santo Amaro e a UPA Dra. Zilda Arns, do Ibura. No decorrer do projeto, outras entidades de saúde poderão ser beneficiadas.

recife 2.jpegOutra ação do campus foi feita pelos professores do Curso Técnico de Química Industrial, em concordância com a Direção Geral, que realizaram a doação de 80% do seu quantitativo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), composto por luvas, máscaras e aventais descartáveis, o que representa um total superior a 70.000 itens. As doações foram divididas entre o Hospital das Clínicas e a Vigilância Sanitária do Recife.

Os docentes de Química Industrial também estão doando, diariamente, água destilada à UFPE destinada à produção de álcool 70% por parte do Departamento de Ciências Farmacêuticas. Os professores de Química propuseram ainda ao Campus Recife a produção alternativa de álcool glicerinado 80%, conforme Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, em substituição ao álcool em gel, devido à escassez do principal componente deste gel, que é o carbopol.

Campus Palmares – Os professores e técnicos administrativos resolveram realizar uma campanha para levar alimentos e itens de higiene a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. A preocupação se fortaleceu após a realização de um monitoramento em que vários alunos alegaram a impossibilidade de cumprir isolamento, por conta da necessidade de ir às ruas e buscar subsistência para si e suas famílias. Graças às contribuições pessoais, foram disponibilizados 45 kits que foram distribuídos nesta primeira semana de abril, com apoio logístico da Divisão de Apoio ao Ensino e ao Estudante (DAEE) e da Coordenadoria de Infraestrutura (Cinfra).

Campus Belo Jardim – No dia 03/04, o campus doou 950 itens de equipamentos de proteção individual (EPI) de saúde para o Hospital Municipal de Belo Jardim. Foram fornecidas luvas, máscaras, aventais e toucas que auxiliarão os profissionais de saúde neste momento de escassez dos produtos no mercado mundial. Os EPI’s foram adquiridos para as atividades de estágio dos estudantes do curso técnico em Enfermagem, e agora irão ajudar os profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos de saúde em Belo Jardim e região. belo jardim.png

A direção e os servidores do campus também organizaram uma arrecadação de alimentos e materiais de limpeza que serão doados para famílias carentes da região. Além disso, professores do curso técnico em Agroindústria produziram, com recursos próprios e do campus, detergentes com a finalidade de serem doados para pessoas necessitadas.



001.jpegCampus Caruaru – O campus está participando do projeto Transforma Caruaru, uma rede de solidariedade criada para ajudar pessoas prejudicadas pelo isolamento social. O IFPE-Caruaru arrecadou, entre seus servidores, valores para a compra de cestas básicas e kits de higiene. A primeira entrega foi feita no dia 03 de abril, com 41 cestas básicas e 20 peças de roupa. Todo o material foi levado para o prédio da Prefeitura e será encaminhado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O campus também é ponto de arrecadação e qualquer pessoa interessada em doar cestas e kits pode deixar o material na portaria, das 8h às 17h. 

Campus Igarassu – No dia 24/04, representantes da Comissão de Enfrentamento à COVID-19 do campus distribuíram 33 cestas básicas para moradores dos municípios de Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba, Abreu e Lima e Recife. Foram 26 kits contendo alimentos e materiais de limpeza para os estudantes do Campus cujas famílias se encontram em situação de maior vulnerabilidade social.

Outras três cestas de mantimentos foram entregues a familiares dos alunos. A Rede de Coletivos Igaraçuara e o Lar de Idosos Jesus de Nazaré receberam dois kits cada. Para viabilizar a ação solidária, os servidores do campus realizaram uma campanha interna de arrecadação de recursos financeiros em prol das doações. A iniciativa integra as ações da Comissão Interna de Enfrentamento à COVID-19, coordenada pelo Diretor Geral do IFPE-Igarassu, James Lima. O setor de Assistência Estudantil do campus realizou um levantamento, a fim de identificar as pessoas que receberiam as doações provenientes dessa primeira campanha.

Representando a Comissão Interna, bem como os demais integrantes da Comunidade do IFPE-Igarassu, os servidoresigarassu.jpeg Linclon Tavares e Alexandre Magno, além do motorista Asdrúbal Junior, realizaram a compra, embalagem, higienização e entrega das cestas básicas. Como forma de valorizar e fortalecer o comércio local, a compra dos produtos que foram doados foi realizada em pequenos estabelecimentos comerciais do município de Igarassu.

Entre as ações da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 do IFPE-Igarassu, estão ainda uma ação solidária que distribuiu 40 litros de álcool 70%, no último dia nove de abril, nos seguintes locais: Rede de Coletivos Igaraçuara (Coletivo Mariu e Coletivo Catuca); Convento Sagrado Coração de Jesus; Lar Portal da Luz e Lar do Idoso Jesus de Nazaré. O produto foi doado pela Usina São José e o campus providenciou a compra de embalagens, contado com o auxílio dos profissionais da usina para o envasamento adequado do material.

Ainda como intuito de promover ações que minimizem os efeitos negativos ocasionados pela pandemia, o Serviço Social do Campus Igarassu elaborou uma cartilha digital (nos formatos PDF e vídeo), contendo o passo a passo para o cadastramento no programa de auxílio emergencial do Governo Federal. O material foi produzido para auxiliar os estudantes cujas famílias estivessem dentro do perfil exigido para receber o benefício mensal de R$ 600. A cartilha foi distribuída por e-mail e WhatsApp. Acesse AQUI a cartilha. 

Outra ação foi realizada no dia 15/07, em que representantes do IFPE Igarassu distribuíram 45 litros de álcool 70%, em garrafas de 500 ml, além de 85 kits contendo materiais de limpeza e higiene pessoal, para os 85 trabalhadores da obra da sede definitiva do campus. Também foram entregues, inicialmente, 25 escudos protetores faciais, para serem usados no capacete, como parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os recursos financeiros para a aquisição dos materiais foram obtidos pelos servidores do Campus Igarassu, por meio de uma campanha de arrecadação interna. O álcool 70% foi doado ao campus pela Usina São José. Os produtos de higiene e limpeza foram comprados em um fornecedor do município de Igarassu, como forma de contribuir com a economia local.

Os servidores também promoveram um bate-papo com os trabalhadores da obra, com o intuito de explicar que a ação visa primeiramente à proteção de suas vidas e de seus familiares. Os trabalhadores receberam ainda panfletos educativos contendo informações sobre as formas de prevenção ao coronavírus. Os representantes do IFPE-Igarassu aproveitaram a oportunidade para agradecer aos trabalhadores por estarem construindo a sede definitiva do campus, que servirá a toda a região. Os professores Lincoln Tavares, Alexandre Magno e Tarcisio Magalhães, além do diretor-geral do IFPE-Igarassu, James Lima, integraram a ação, que é parte dos trabalhos da Comissão Interna de Combate à Covid-19 do Campus Igarassu.

Campus Olinda – Servidores e estudantes do campus, numa iniciativa voluntária, criaram a campanha Arte por Solidariedade. O objetivo é trocar obras de artistas pernambucanos por doações, em dinheiro ou cestas básicas, para ajudar as famílias de pescadores da Ilha do Maruim, em Olinda, que estão com dificuldades de levar alimento à mesa. Tudo é feito por meio das mídias sociais na conta @arteporsolidariedade, onde há uma galeria com todas as obras doadas. O interessado escolhe a peça desejada, realiza o pagamento ou doação da cesta e recebe um voucher, que garante a entrega da obra, ao final do isolamento social. Há pontos de recebimento de cestas nos bairros de Boa Viagem e Casa Forte, no Recife, e em Olinda.

Por meio do canal, os artistas também poderão realizar a doação de obras de arte. Há gravuras, telas, ecobags, peças de cerâmicas e até tatuagens. Entre os participantes, por exemplo, está o mestre Nado, que já trabalhou com Francisco Brennand e Thiago Amorim e produziu peças para bandas de artistas como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Antonio Nóbrega, Lula Queiroga e Alceu Valença.

olinda.jpegA meta do Arte por Solidariedade é realizar as doações quinzenais de cestas básicas para a comunidade, onde há 184 famílias, cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a Associação de Pescadores da Ilha do Maruim. Uma primeira remessa de mantimentos – 410 kg de alimentos – já foi doada, no dia 9 de abril, após doações voluntárias de servidores e estudantes do IFPE-Olinda.


 

 

Campus Ipojuca – O IFPE Ipojuca desenvolveu o Projeto Social de Ajuda Comunitária e Acadêmica (PROSACA) para enfrentamento da COVID-19. O coordenador-geral da iniciativa, professor Sávio Pereira esclarece que o projeto foca em dois aspectos integrados: a doação dos kits de higienização e a orientação à comunidade sobre o correto uso dos produtos e sobre informações relevantes a respeito da doença, incluindo formas de evitar ou minimizar a contaminação das pessoas.

O referido kit constará de três produtos: álcool 70 em gel, sabonete líquido antisséptico para higiene das mãos e detergente sanitizante multiuso, para a desinfecção de superfícies. O conjunto de materiais será distribuído entre estudantes, servidores e instituições sociais circunvizinhas. As orientações à comunidade serão disponibilizadas no portal, nas redes sociais do campus e ainda em QR codes dinâmicos presentes nos rótulos dos produtos, que remeterão os usuários à devida seção do portal e das redes.

Apoiada pela gestão do Campus Ipojuca, a equipe de trabalho é formada por docentes dos cursos de Química, Petroquímica e Licenciatura em Química, além de servidores técnico-administrativos das áreas de Ensino e de Comunicação. A perspectiva de produção inicial será de 900L de álcool em gel, 900L de sabonete manual e 1500L de detergente multiuso. O projeto pretende ainda treinar os envolvidos —e, posteriormente, discentes—, para serem propagadores destas ações em suas comunidades.

 

Fim do conteúdo