Início do conteúdo

IFPE promove atividades online durante campanha do Setembro Amarelo

Ao longo de quatro semanas, haverá palestras, oficinas e rodas de conversa sobre autocuidado e prevenção do suicídio. O evento é gratuito, mas é preciso se inscrever para participar


O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, um dos mais sérios problemas de saúde pública que está entre as dez principais causas de morte no mundo (a segunda, em jovens entre 15 e 29 anos de idade).

Diante da relevância do tema, o IFPE vem ressaltar a importância da promoção de saúde e da prevenção do suicídio e do papel fundamental que as instituições de educação devem ocupar nesse contexto. Neste mês, o Projeto de Extensão  “Em Conexão – tecendo e cultivando redes de cuidado de si e do coletivo” , coordenado pela psicóloga  Christiane Oliveira em parceria com a Coordenação de Psicologia do IFPE Campus Recife,  estará realizando uma campanha referente ao Setembro Amarelo.  Serão palestras, oficinas e produção de material digital, juntamente com profissionais mestres e doutores renomados e de referência nacional na temática. 

Confira a programação

Nesta quinta-feira (10), às 19h, haverá uma palestra com a neurologista e médica do sono Maíra Honorato (SP), com o tema “Insônia, ansiedade e depressão: como se relacionam”.  Na sexta-feira (11), às 17h, será a vez da psicóloga do sono Katie Moraes (RN) falar sobre o “Sono como fator de proteção para a saúde mental e para Covid-19”.

Na semana seguinte, na quarta-feira (16), às 16h, a psicóloga e doutora Raíza Figueiredo (PE) vai tratar de “Estratégias criativas de autocuidado para estudantes”, em oficina restrita para alunos do IFPE.
Na quinta-feira (17), às 15h, Maria Daniella Torres (PE) vai mediar a live “Saúde mental da população LGBT: vamos conversar?”. E na sexta-feira (18), às 19h30, Luana Lima (BA) abordará a “Prevenção do Suicídio: uma tarefa para muitas mãos”.

Na sequência, o evento trará Márcia Matos (RJ), com a performance poética “Um dia acordei sem mim”, baseada no livro “O vento que varre a casa”, que vai ao ar no dia 23 às 19h30. Em seguida, também no dia 23, às 20h30, Maria Izabela Guedes (RJ) lidera a palestra “Promoção da saúde é prevenção do suicídio: vamos falar sobre isso?”. No dia 24, às 19h, a psicóloga e especialista em Mindfulness Ana Martha Lima (BA) promove a oficina “Cultivando a sua saúde mental e o seu bem-estar através do Mindfulness”, voltada para os servidores do IFPE.  E na sexta (25), a partir das 16h, haverá a palestra de Bruno Severo Gomes (PE), com o tema “Setembro Amarelo: felicidade e valorização da vida”.

Na última semana do evento, Caio Tavares (RJ) comandará uma roda de conversa com os estudantes, com o tema “A prevenção do suicídio: desafios sobre o adoecimento psíquico e a preservação da vida”, que vai acontecer na segunda-feira (28), às 19h. Por fim, na quarta-feira (30), às 19h, haverá nova roda de conversa sobre “Promoção de saúde mental na escola”, liderada pelas coordenações de Psicologia e de Serviço Social do IFPE.

O evento será gratuito e aberto, e busca a participação de todos os que fazem o IFPE.  Os interessados devem se inscrever em http://bit.ly/inscricaosetamareloconexao, e assim receber os links de cada um dos encontros.

Fim do conteúdo