IFPE promove cursos em parceria com Corporación Universitaria da Colômbia

Cursos gratuitos, voltados a estudantes das duas instituições, ofereceram 90 vagas

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) finalizou, na última quarta-feira (22), os cursos cruzados de língua portuguesa e língua espanhola oferecidos em parceria com a Corporación Universitaria da Colômbia (UNITEC). A iniciativa foi totalmente gratuita, e direcionada a estudantes das instituições promotoras.

Os cursos de nível básico tiveram início no mês de abril, carga horária de 48 horas-aula, e foram realizados pelas plataformas Google Classroom e Google Meet. A parceria garantiu 90 vagas para os estudantes das duas instituições, sendo 45 vagas de espanhol para brasileiros e 45 vagas de português para colombianos. Os certificados serão emitidos conjuntamente pelas duas instituições.

No IFPE, os cursos foram ministrados pelas professoras Josabeth Barbosa, do campus Recife, e Rita Fabiana Lacerda, do campus Cabo, e os estudantes foram selecionados pelos CELLEs (Centro em Ensino de LIBRAS e Línguas Estrangeiras) dos campi.

Os cursos foram encerrados com uma oficina de conversação entre os estudantes brasileiros e colombianos sobre a cultura de seus países. Na oficina os estudantes puderam expor a competência linguística que adquiriram durante os cursos. Mediaram a oficina de conversação os coordenadores dos cursos nas duas instituições, Prof. Diego Paixão, do campus Barreiros do IFPE, e Jessica Mancera, da UNITEC.

A parceria com a instituição colombiana, orientada pelo Departamento de Relações Internacionais (DRIn) do IFPE, prevê outras ações educacionais no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão ainda para o segundo semestre de 2022.