IFPE promove Olimpíada de Astronomia em cerca de 50 cidades pernambucanas

Evento idealizado pelo professor Guilherme Pereira está na quinta edição

A prova das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Astronáutica (OPA) promovida pelo IFPE foi realizada na sexta feira (18) em mais de 50 cidades espalhadas pelo estado. A quinta edição do evento reúne 82 escolas de Ensino Médio, sendo 44 públicas estaduais, 32 privadas e seis campi de institutos Federais.

A correção dos exames já começou. Serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze aos estudantes com melhor desempenho. A premiação deve acontecer em cada uma das escolas a partir da segunda quinzena de novembro. No IFPE, a cerimônia também incluirá a entrega das medalhas dos estudantes do Instituto premiados na última edição da olimpíada nacional.

A OPA é um projeto de Extensão do IFPE idealizado e coordenado pelo professor Guilherme Pereira. Trata-se da única olimpíada estadual de Astronomia no Brasil e serve de apoio aos estudantes para a Olimpíada Nacional, a ser realizada em Maio do ano que vem, além de revelar os valores científicos contidos em nossos estudantes secundaristas.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria Estadual de educação, UFPE, Espaço Ciência, CECINE-UFPE, Departamento de Física da UFPE e da Associação de Professores de Física de Pernambuco.