IFPE prorroga inscrições do Processo de Ingresso 2023.2 até 29 de maio

Inscrições são gratuitas e online. São 2679 vagas em cursos técnicos e superiores em 15 campi

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou as inscrições para o Processo de Ingresso 2023.2. O prazo que terminaria nesta segunda-feira (22) foi estendido até o dia 29 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.br, onde também está disponível o edital.

São ofertadas 2679 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, superiores e de qualificação profissional Proeja em 15 campi. Todas as etapas serão realizadas pela Internet, e a seleção dos novos estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido. Não será cobrada taxa de inscrição.

Vagas – Do total de vagas oferecidas, 1891 são em cursos técnicos na modalidade Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio); 280 são em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental) no Campus Recife; 473 em cursos superiores; e 35 em curso de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos) no Campus Barreiros.

Cotas – O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Para quem concorre às vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de qualificação profissional na modalidade Proeja, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar a análise do desempenho escolar (através do histórico escolar) em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem.

A seleção para as vagas nos cursos superiores será por meio da Nota Geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida em uma das cinco últimas edições do exame (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022).

Avaliação Específica em Música (AEM) – Para candidatos/as aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim), haverá ainda uma etapa adicional de performance. A avaliação será realizada de forma presencial no campus das 09h às 12h do dia 06 de junho. Todos os procedimentos e detalhes técnicos para a gravação do material estão descritos no edital. A divulgação da lista preliminar da AEM está prevista para o dia 06 de junho.

Confirmação das inscrições – A publicação da Lista Preliminar das Inscrições será no dia 31 de maio, no site ingresso.ifpe.edu.br. Na ocasião, os candidatos que não tiverem a inscrição confirmada (isso será indicado no sistema de inscrição com as seguintes palavras: “não confirmada”) poderão visualizar os motivos que impediram a confirmação, corrigir os dados e, inclusive, anexar nova documentação. A correção deverá ser feita entre os dias 01 e 02 de junho no site ingresso.ifpe.edu.br. A Lista Final de Inscrições será publicada no dia 06 de junho.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena – Os/as candidatos/as que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição confirmada deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena ocorrerá de forma não presencial, no período de 07 a 19 de junho, através da utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

A Lista Preliminar da heteroidentificação (direcionada aos candidatos pretos e pardos) e da aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas) será publicada no site ingresso.ifpe.edu.br no dia 26 de junho.

Resultados – A lista preliminar de Classificação do Processo de Ingresso será publicada no dia 06 de junho, no site ingresso.ifpe.edu.br. Os candidatos poderão apresentar recursos, on-line, no dia 07 de junho, no horário das 8h às 17h, no mesmo site. A publicação da lista de Classificação após recursos está prevista para o dia 14 de junho.

A Relação dos Aprovados e a Convocação para a Matrícula a chamada regular serão publicadas somente após a finalização dos procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena, no dia 30 de junho.

Canal Tira-Dúvidas – Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também serão realizados atendimentos presenciais nos campi, em dias e horários específicos, bem como atendimento por telefone. Os contatos e horários estão disponíveis no edital.

Guia de Inscrições – Para auxiliar os/as candidatos/as, a Comissão preparou um guia com as principais orientações para compreender como será a seleção de novos/as estudantes e realizar as inscrições. Mas vale ressaltar que o edital é o documento de referência para orientações quanto ao Processo de Ingresso. Acesse aqui o Guia.

Confira aqui o edital retificado

>>> Canal de atendimento: atendimentoingresso.ifpe.edu.br

: prorrogadas até 29/05 pelo site ingresso.ifpe.edu.br
Avaliação Específica em Música (AEM): 06/06