Início do conteúdo

IFPE publica edital para emissão dos certificados do Encceja 2020

A emissão dos certificados e das declarações poderão ser feitas, gratuitamente, a partir desta quinta (23)


A Pró-reitoria de Ensino (Proden) do IFPE divulgou, nesta quinta-feira (23), o edital nº 57/2021, que estabelece as regras para certificação de conclusão do Ensino Médio e para emissão de declaração de proficiência com base nos resultados obtidos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020).

A emissão dos certificados e das declarações poderão ser feitas, gratuitamente, a partir desta quinta-feira (23). Para isso, basta acessar o endereço eletrônico http://certificadoencceja.ifpe.edu.br e informar o CPF e a data de nascimento. A solicitação e a concessão dos documentos serão feitas digitalmente. Serão certificados os participantes do Encceja a partir de 2017.

Cada certificado conterá uma chave de autenticidade única, o nome do interessado e o local para a sua assinatura, bem como a assinatura digital do reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior. A verificação de autenticidade dos certificados emitidos pelo Instituto poderá ser realizada através do endereço eletrônico http://certificadoencceja.ifpe.edu.br

O certificado de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no Encceja é o documento que reconhece que o educando cumpriu as exigências mínimas de todos os componentes curriculares que integram o núcleo comum atual do Ensino Médio. Já a declaração parcial de proficiência é o documento que comprova que o participante conseguiu obter a pontuação mínima em alguma(s) das áreas avaliadas pelo Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é realizado anualmente e os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos no ato da inscrição do Exame.

Para conferir o edital que regulamenta a certificação de conclusão do Ensino Médio com base no Encceja, clique aqui.



Fim do conteúdo