IFPE realiza mais uma edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC)

Estudantes poderão se inscrever de 05 a 21 de outubro

O IFPE, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), vai promover mais uma edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC), organizado em parceria com os diversos campi do Instituto e que visa contribuir com a formação dos bolsistas e voluntários de Iniciação Científica (IC&T), com a oferta de oficinas com temáticas essenciais para o desenvolvimento do estudante-pesquisador.

Neste ano, a IX JIC ocorrerá de 17 a 21 de outubro, e contará com uma mesa redonda de abertura, voltada para o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2022: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, que será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFPE no Youtube.

As inscrições são obrigatórias para todos os estudantes do IFPE contemplados no edital de IC&T 2022/2023 e deverão ser feitas virtualmente até o momento do evento, por meio do site: https://www.even3.com.br/ixjicifpe22

Os estudantes deverão realizar a inscrição nos cursos, que estão divididos em dois blocos: Bloco I, com dois cursos básicos e obrigatórios; e o Bloco II, formado por cursos voltados para as áreas específicas de cada plano de atividades aprovado (quando possível). No Bloco II o estudante deverá escolher, no mínimo, um curso para fins de certificação. Os cursos serão no formato assíncrono via plataforma Google Sala de Aula.

A certificação será única para o evento e contabilizará com uma carga horária de, no mínimo, 16 horas (dois minicursos básicos: 4 h cada, e um curso obrigatório da área relacionada à temática do seu plano de atividades: 4 h + a mesa redonda de abertura do evento). No ato da inscrição, o estudante deverá informar o e-mail institucional. A certificação será feita pela plataforma Even3 mediante a inscrição e a realização das atividades dos respectivos cursos escolhidos por cada estudante.

Confira abaixo a descrição dos cursos:

BLOCO I (obrigatório para todos os estudantes):

– Curso I – Iniciação Científica – Como o Conhecimento Científico é Construído;
– Curso II – Introdução à Inovação e à Propriedade Intelectual;

BLOCO II (escolher pelo menos um curso para fins de certificação):

– Curso I (Grande área: Saúde e afins) – Produção tecnológica e inovação no trabalho em enfermagem;
– Curso II (Grande área: Ciências Agrárias e Afins) – Emergência climática e seus eventos atuais: como a agroecologia pode mitigar esse processo.;
– Curso III (Grande área: Grande área: Saúde e afins) – Introdução as buscas em bases de dados da área da saúde;
– Curso IV (Grande área: Engenharias e Afins) – Energia Eólica e Sustentabilidade;
– Curso V (Grande área: Ciências Exatas e da Terra e Afins) – Desenvolvimento de Tecnologias Sociais;
– Curso VI (Grande área: Engenharias e Afins) – Projetar em CAD x projetar em BIM: compreendendo a distinção entre um desenho e um modelo.
– Curso VII – (Ciências Humanas e Afins) – A cientificidade das ciências humanas

Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato com o respectivo gestor de pesquisa do seu campus e, caso seja necessário, enviar um e-mail para: cpesq@reitoria.ifpe.edu.br.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui o site do evento.