IFPE realiza missão internacional em universidades da Colômbia

Visitas foram para fechar acordos e expandir a atuação do Instituto

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou, entre os dias 12 e 16 de setembro, uma missão internacional à Colômbia, onde foram realizadas visitas às universidades colombianas localizadas em Bogotá e em Cajicá (cidade que fica a 28 km de Bogotá). Os objetivos da ação foram apresentar o IFPE às instituições acadêmicas visitadas, fechar acordos internacionais com instituições acadêmicas colombianas, conhecer a estrutura das instalações das universidades para prospectar novas ações de internacionalização possíveis e ministrar curso de EMI – English as a Medium of Instruction – em instituição parceira.

Segundo a coordenadora de Acordos Internacionais do IFPE, Mariana Melo, o Instituto foi muito bem recebido em todas as universidades visitadas, o que tornou evidente o reconhecimento na Colômbia do IFPE como uma instituição de alta qualidade em todos os campos em que atua. “Há muito interesse das universidades e escolas tecnológicas colombianas em fazer parcerias com o IFPE, o que nos abre um leque de oportunidades de pesquisa, ensino e extensão no exterior. O IFPE agora faz parte da Comunidade de Aulas Espelho na qual estão instituições de toda a América do Sul, possibilitando o contato entre docentes e discentes de vários países do continente sul-americano”, destaca.

Além disso, Mariana ainda pontua a importância de se pensar em diversas formas de internacionalizar e uma delas é a internacionalização em casa, e ressalta: “A realização de aulas-espelho, de pesquisas entre docentes de instituições brasileiras e colombianas e a criação de COIL (Collaborative Online International Learning) são excelentes oportunidades de expandir nossa atuação”.