IFPE recebe comitiva da Universidad Politécnica de Madrid

Visita incluiu encontro com o reitor, visita a laboratórios do Campus Recife e apresentação de projetos de estudantes e docentes

Na manhã desta terça-feira (24), o IFPE recebeu a visita de representantes da Universidad Politécnica de Madrid (UPM). A visita foi motivada por ocasião da missão institucional do IFPE na entidade espanhola, realizada em março último, cujos resultados já se concretizam com a participação de oito trabalhos do Instituto na Mostra Internacional Itinerante de Pôsteres.
A comitiva contou com a presença de Alfonso Cobo, diretor da Escuela Técnica Superior de Edificación (ETSEM) da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), e Miguel Fernández Álvarez, diretor-adjunto de internacionalização da faculdade. A agenda incluiu um encontro com o reitor José Carlos de Sá, onde foram discutidas propostas de ações conjuntas, além de visita às instalações de laboratórios do Campus Recife (Laboratório de Instalações Hidrossanitárias, Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Tecnologia das Construções) e um encontro com a comunidade acadêmica.
Professores e estudantes dos Campi Recife, Caruaru, Afogados da Ingazeira e Cabo de Santo Agostinho apresentaram seus trabalhos na área de Inovação em Construção Civil. Os trabalhos abordam temas como tratamento de resíduos sólidos na construção, uso de cultura maker na construção civil, tecnologia BIM e soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes.
A equipe da UPM apresentou uma proposta de desenvolvimento de pesquisa em parceria com o IFPE. Todas as pesquisas expostas no evento têm possibilidade de conexão com projetos já desenvolvidos na instituição espanhola.
O encerramento do evento ocorreu no auditório do Centro de Pesquisa do IFPE Recife e contou também com a presença da vice-coordenadora do espaço, professora Aida Ferreira.