IFPE seleciona projetos de oficinas 4.0 para submeter à Setec/MEC

Além das oficinas, propostas vencedoras receberão bolsas para estudantes e professores

O IFPE lançou seleção interna para definir qual proposta a instituição submeterá ao edital de apoio à implementação de oficinas 4.0, conduzido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). As inscrições dos projetos serão recebidas até as 18h do dia 31 de julho. Os interessados devem enviar ainda toda a documentação exigida no edital.

O edital nacional destinará R$ 4,6 milhões para implementação das “Oficinas 4.0” em 15 instituições selecionadas, sendo aceita somente uma inscrição por instituição. Os projetos selecionados serão contemplado com recursos financeiros de até R$ 216 mil, sendo R$ 80 mil para equipamentos, R$ 20 mil para material de consumo e R$ 116 mil para concessão das bolsas.

O objetivo é promover a imersão de estudantes em um ambiente de conhecimento empreendedor e inovador demandados pela Economia 4.0, além de capacitar professores e estimular a aproximação das instituições federais de educação profissional e tecnológica com o setor produtivo.

As propostas deverão ser executadas por uma equipe mista composta por professor coordenador, professores orientadores, além de estudantes dos cursos técnicos, superiores e de mestrado, este último somente quando houver no campus.

Outro pré-requisito é apresentar no mínimo uma instituição parceira do setor produtivo, de caráter público ou privado, nos projetos de inovação. As atividades presenciais das Oficinas 4.0 serão realizadas em um único laboratório, não podendo, portanto, ser desenvolvidas em mais de um campus. No entanto, as equipes podem ser multicampi. Ou seja, os professores e estudantes membros das equipes podem ser de diferentes unidades do IFPE.

>> Confira edital

Anexos editáveis

>> Anexo II

>> Anexo III

>> Anexo IV

>> Anexo V

>> Anexo VI

>> Anexo VII

– O que é o Programa de Oficinas 4.0?

É um programa de oficinas extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de Aprendizagem Baseada em Projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós requeridas pela Economia 4.0.

– O que é Economia 4.0?

Transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da Economia.