IFPE seleciona projetos para criação de laboratórios IFMaker

Os campi do Instituto podem se inscrever entre os dias 11 e 16 de junho

O IFPE lançou, nesta segunda (08), processo seletivo simplificado para submissão de projetos para criação de laboratórios de ideação e prototipagem IFMaker, visando atender ao Edital nº 35/2020, que trata do apoio à criação dos laboratórios IFMaker na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, publicado pela Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O investimento promove o desenvolvimento da Cultura Learning by Doing, que aborda o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como ela pode ser utilizada nos espaços formativos do Instituto como suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento, contribuindo para o protagonismo dos estudantes no processo.

A seleção interna de projetos contemplará a criação de até 03 (três) Labs IFMaker nos campi do IFPE selecionados, distribuídos em 03 (três) regiões do estado, sendo um laboratório para cada região. A divisão ocorre dessa forma: Região 1: campi Abreu e Lima, Igarassu, Jaboatão, Olinda, Paulista, Recife; Região 2: campi Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Palmares e Vitória de Santo Antão; e Região 3: campi Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Pesqueira.

Cada campi poderá apresentar apenas um projeto de implementação de Lab IFMaker, e devem atender aos requisitos exigidos no edital. O projeto precisa demonstrar o caráter multidisciplinar, sua capacidade de interagir com a comunidade e com a sociedade em geral, além de contribuir com o fortalecimento da cultura learning by doing aplicada às diversas áreas do conhecimento dentro da unidade onde será instalado. As inscrições acontecem do dia 11 a 16 de junho, e serão feitas de forma virtual.

No dia 10 de junho, às 15h, haverá uma reunião remota para esclarecimentos sobre a seleção. Os(as) participantes da reunião com a Comissão Gestora do edital devem ser indicados pelos(as) Diretores(as) Gerais interessados em submeter projetos, por meio do envio dos e-mails dos participantes até às 12h do dia da reunião, para o endereço eletrônico: ifmaker@reitoria.ifpe.edu.br.

Para mais informações sobre a seleção, acesse:

>>> Edital Integrado n° 02/2020/GR/IFPE – Seleção Interna IFPE

>>> Anexo ao Edital Integrado n° 02/2020/GR/IFPE – Seleção Interna IFPE