Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Iniciam comemorações pelo aniversário do IFPE

Iniciam comemorações pelo aniversário do IFPE

Sexta-feira (15) foi marcada por começo das celebrações; Campus Afogados recebe festividade no dia 20
por publicado: 15/12/2017 20h17 última modificação: 18/12/2017 11h46

As comemorações pelo aniversário dos nove anos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) tiveram início nesta sexta-3.JPGfeira, dia 15. Ações de solidariedade, diálogos sobre Ensino, Pesquisa e extensão, debates sobre a Assistência Estudantil e apresentação teatral fizeram parte da programação que tomou conta da primeira etapa de atividades que celebram o aniversário da instituição e mobilizou a atenção da comunidade acadêmica.

Das 9h às 15h, o Bazar do Desapego tomou conta do hall de entrada da instituição. Peças doadas por servidores foram objeto de vendas e os valores arrecadados foram revertidos para a ASC_5994.JPGCreche Escola Lar da Esperança Durval Câmara Madureira, que assiste 42 crianças entre dois e quatro anos. Rogéria Gibson, representante da entidade, agradeceu os esforços de todos que colaboraram e recebeu em mãos o valor obtido. “Fico muito agradecida pelo gesto, que é muito significativo diante de nossa missão”, ressaltou.

Já o Pré-Fórum da Assistência ao Estudante no IFPE reuniu, no auditório do Campus Recife, estudantes e equipes multiprofissionais, gestores, estudantes e outros profissionais que também atuam assistindo ao estudante da instituição, tais como assistentes de aluno e profissionais da saúde. Lucas Dantas, diretor de Assistência Estudantil do IFPE, explicou a intenção do encontro: “Trata-se de uma ação que possui a intencionalidade de revisitações da Política de Assistência ao Estudante do IFPE. É um momento rico e5.JPG propício ao debate, autorreflexão e avaliação para nós”. “É uma iniciativa muito importante, que aglutina professores, estudantes e profissionais e que permite a intensificação das ações promovidas pela instituição”, concordou Laura Silva, assistente social do Campus Barreiros.

O encontro contou com apresentação cultural realizada pelo Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ipojuca, uma sessão de olhares discentes sobre a importância dos benefícios recebidos para a permanência destes no IFPE e uma mesa redonda sobre a assistência estudantil no IFPE, que teve a participação do diretor-geral do Campus Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção, da nutricionista Mônica Gomes, do psicólogo Pedro Paulo e da assistente social Alane Dantas, e na qual os presentes eram convidados a dialogar com a mesa no intuito de socializarem experiências e externarem dúvidas e expectativas.

O momento lúdico da tarde da sexta-feira ficou por conta da peça A Matemática está em Tudo, até no Divã, escrita pela ex-reitora Cláudia Sansil e encenada por Verônica Rodrigues, diretora de Ensino no Campus Cabo, e Daniel Moreira, professor de Teatro no Colégio Militar do Recife. A apresentação, realizada no miniauditório da Reitoria, abordou de modo divertido a importância desta ciência no cotidiano das pessoas e foi aplaudida por todos que estavam presentes.

Por fim, a mesa-redonda Inove IFPE: 9 anos de Integração ao Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada logo após a 8.JPGapresentação, contou com a participação dos pró-reitores de Ensino (Assis Leão), Pesquisa (Mário Monteiro) e Extensão (Ana Patrícia Falcão), que exploraram experiências e casos de sucesso da instituição, além de falarem sobre a importância de tal integração para a comunidade acadêmica do Instituto.

Afogados – No dia 20, próxima terça-feira, o Campus Afogados da Ingazeira recebe a segunda etapa das comemorações pelo aniversário de nove anos do IFPE. Na programação, estão previstas a apresentação de experiências exitosas e uma mesa de glosas. A comunidade acadêmica de todas as unidades do IFPE participarão das comemorações que serão realizadas no campus.

registrado em: , ,