Início do conteúdo

Inscrições abertas para a 1ª edição do Hackathon Pense Agro

Evento on-line busca soluções inovadoras para escolas agrícolas


Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Hackathon Pense Agro, uma maratona que vai envolver estudantes universitários e do ensino técnico agrícola para criar soluções inovadoras para melhorar os procedimentos das escolas agrícolas. Promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do Governo do Estado do Paraná, poderão participar estudantes de universidades e colégios técnicos estaduais, federais e particulares, além de profissionais do mercado que tiverem interesse.

O Pense Agro será um hackathon gratuito e totalmente on-line e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto. Nesta primeira maratona de inovação, os desafios serão voltados ao Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, localizado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A proposta é de que, a cada ano, um Colégio Agrícola do Estado seja escolhido para lançar seus desafios, e que Universidades e Escolas se reúnam para trabalhar juntos em soluções.

O hackathon busca ideias que possam ser aplicadas não apenas no dia a dia do CEEP, como também nas atividades da agricultura familiar. Serão três temas principais: uso e reúso da água no processo produtivo; eficiência energética; e horticultura em condições climáticas adversas.  O regulamento prevê que cada equipe possua no máximo 6 participantes, sendo que pelo menos 2 (dois) devem ser estudantes do CEEP Newton Freire Maia. Durante a elaboração dos projetos, os grupos receberão a mentoria de especialistas e profissionais do mercado.

Para este hackathon também estão abertas as inscrições para monitores e mentores, que podem ser alunos da especialização das universidades e professores. Eles irão auxiliar os times durante o evento. A metodologia do hackathon é da Startup Panic Lobster, que também foi responsável pelo Hack pelo Futuro. Primeiro hackathon online do Governo do Estado do Paraná, a maratona contou com a participação de 600 pessoas desenvolvendo alternativas inovadoras para o pós-coronavírus.

Veja o cronograma:

16/08 – Encerramento das inscrições

18/08 a 20/08 – Montagem dos times

21/08 a 23/08 – Hackathon On-line

26/08 a 28/08 – Avaliação dos Jurados

31/08 – Live de Divulgação dos Vencedores

Para saber mais, acesse o site do evento: http://www.penseagro.pr.gov.br/


FONTE: Agência de Notícias do Paraná – Governo do Estado do Paraná 

Link: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108029&tit=Hackathon-online-busca-solucoes-inovadoras-para-escolas-agricolas

Fim do conteúdo