Início do conteúdo

Inscrições abertas para Oficina sobre Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo

A proposta é discutir políticas inclusivas que fundamentam a reserva de vagas em concursos públicos


Nos dias 24 e 25 de outubro, o IFPE promove no campus Recife a Oficina sobre Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo. A iniciativa é direcionada aos servidores do IFPE que tenham interesse em compor comissão avaliadora do procedimento de heteroidentificação. As inscrições podem ser realizadas neste link até o dia 22 de outubro. As vagas estão limitadas para até 20 participantes.

A oficina é formativa e irá propor reflexões sobre a temática racial no Brasil e a construção das políticas inclusivas que fundamentam a reserva de vagas nos concursos públicos, como forma de subsidiar procedimentos complementares à autodeclaração dos candidatos negros. Na programação estão previstas palestras sobre o tema, além de esclarecimentos jurídicos e o relato de experiências destas comissões em outras instituições de ensino.

Confira a programação

24/10/2019 (8h às 12h) – Ações Afirmativas e Enfrentamento ao Racismo – Conceição Costa e Andressa Alves (Gerência de Igualdade Racial do Recife / Conselho Municipal de Igualdade Racial)

24/10/2019 (13h às 17h) – Relato de Experiência sobre o Procedimento de Heteroidentificação – Profª Dayse Moura (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas / UFPE)

25/10/2019 (8h às 12h) – Contornos Jurídicos do Procedimento de Heteroidentificação – Drª Bernadete Figueiroa (Procuradora de Justiça e Coordenadora do GT de Enfrentamento à Discriminação Racial do MPPE) e Drª Ângela Borges (Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE)

25/10/2019 (13h às 17h) – Lutas Políticas: a pessoa negra no Brasil – Prof. Bartolomeu Cavalcanti de Oliveira Filho (Coordenador de Políticas Inclusivas / IFPE – Campus Pesqueira).

Fim do conteúdo