Início do conteúdo

Lançada candidatura dos campi para oferta de novos cursos

Os campi poderão solicitar a candidatura para oferta e criação de novos cursos para o ciclo 2022-2026


A Pró-Reitoria de Ensino (Proden) divulgou, nesta segunda-feira (2), edital que trata da chamada para apresentação de propostas dos campi para oferta de novos cursos para o ciclo 2022-2026 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A cada ciclo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os cursos técnicos devem passar por um processo de avaliação interna, o Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Siaep), e os cursos superiores, pelo ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para identificar a necessidade de ajustes ou alterações, de modo a atender à legislação vigente, à demanda dos docentes e discentes e ao mundo do trabalho.

Com esse edital, os campi da instituição poderão solicitar a candidatura ao processo de oferta e criação de novos cursos regulares para os anos de 2022 a 2026, nas modalidades de cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes e de cursos superiores de tecnologia (tecnólogos), aprovados no Edital Prodin/Proden/Propesq nº 36, de 15 de outubro de 2020, e no Edital Prodin/Proden/Propesq nº 5, de 11 de fevereiro de 2021, para o ciclo 2022-2026 do PDI.

As candidaturas deverão ocorrer por meio da apresentação do Estudo de Viabilidade de Curso (EVC) e da submissão do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) à Proden. Não estão enquadrados neste edital, os cursos Proeja, os cursos ofertados pelo Ensino a Distância (EaD) em chamadas externas de fomento, os cursos de Bacharelado e os Cursos de Licenciatura.

A Proden esclarece ainda que a criação de novos cursos de especialização seguirão em edital específico da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).

Para mais informações, acesse aqui o edital.

Confira abaixo o cronograma da chamada:

CALENDÁRIO PARA ENVIO DO PPC
Data Evento Prazo
(em dias)
Local
1º/5 a
21/7
Período para envio à Proden, pelo campus, dos
documentos necessários para oferta dos cursos em 2023.1
80 dias sei.ifpe.edu.br
1º/8 a
21/10
Análise do processo pela Proden
Devolução do PPC ao
campus para ajustes e
cumprimento dos requisitos (caso necessário)
80 dias sei.ifpe.edu.br
1º/11 a
20/11
Prazo para ajustes no PPC e envio à Proden 20 dias sei.ifpe.edu.br
21/11 a
10/12
Análise final do PPC pela Proden e encaminhamento ao Consup ou instância equivalente, para análise
conclusiva
20 dias sei.ifpe.edu.br

 

Fim do conteúdo