Lançada seleção para professor formador no programa Universidade Aberta do Brasil

Seleção é aberta a todos e oferece bolsas da CAPES. Inscrições se iniciam no dia 20/10.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda (05), o edital de processo seletivo simplificado para professor formador bolsista dentro do programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). As inscrições, abertas a todo público, acontecem do dia 20 de outubro a 05 de novembro, e serão feitas por meio do site: https://selecoes.dead.ifpe.edu.br/.

Os professores, que receberão bolsas ofertadas pela CAPES, irão atuar nos cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Especialização lato sensu em Gestão Pública, Especialização lato sensu Ensino da Matemática para o Ensino Médio ou Especialização lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, todos realizados na modalidade a distancia.

Entre os requisitos exigidos para os candidatos, é preciso ter formação acadêmica de nível superior de acordo com o curso selecionado e componentes curriculares apresentados no edital, e experiência de três anos no magistério superior ou de um ano no magistério superior com pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado. Além das vagas referentes a cada curso, haverá a formação de cadastro de reserva para eventuais necessidades de convocações. A seleção se dará por meio de pontuação baseada na formação acadêmica, titulações e experiência profissional, de acordo com critérios dispostos no edital.

O valor da bolsa será de R$ 1.300,00 para professor I (com três ou mais anos de experiência no ensino superior), ou de R$ 1.100,00 para professor II (com um ano de experiência no ensino superior e pós-graduação strictu sensu).

O resultado preliminar está previsto para o dia 17/11, e a interposição de recurso poderá ser feita no dia 18/11. Já o resultado final está previsto para o dia 20 do mesmo mês.

Para esclarecer dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão do processo seletivo por meio do endereço eletrônico: selecaoprofessor2020@ead.ifpe.edu.br.

Para saber mais sobre o processo seletivo, acesse o edital: