Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Matrículas de novos(as) alunos(as) começam nesta terça-feira (3)

Notícias

Matrículas de novos(as) alunos(as) começam nesta terça-feira (3)

Prazos para matrículas em cursos presenciais são diferentes
por Hugo Peixoto publicado: 02/01/2023 16h10 última modificação: 03/01/2023 14h21

As matrículas dos aprovados e aprovadas no Processo de Ingresso 2023.1 para os cursos presenciais dos 16 campi do IFPE começam nesta terça-feira (3) e seguem até o dia 10 de janeiro, através do site ingresso.ifpe.edu.br. Já as matrículas nos cursos da modalidade Educação a Distância (EaD) acontecerão no período de 5 a 7 deste mês, e serão presenciais.

Todas as informações e os cronogramas completos das duas modalidades de matrícula (on-line e presencial) estão disponíveis no Edital de Matrícula, que está disponível no site ingresso.ifpe.edu.br.

>> Confira o Edital de Matrícula 

Como serão realizadas as matrículas on-line?

As matrículas on-line acontecerão no período de 3 a 10 de janeiro de 2023, através do site ingresso.ifpe.edu.br. Neste site, o/a candidato/a deverá anexar e enviar toda documentação listada no item 5 do Edital de Matrícula, e, no caso de cotistas, também a documentação elencada no item 6 do edital.

 O/A candidato/a aprovado/a deverá dispor de toda a sua documentação completa, legível, em versão digital ou digitalizada, com o máximo de 25 MB e no formato PDF, JPG ou JPEG.

Os campi deverão disponibilizar aos candidatos recursos tecnológicos e/ou apoio pessoal com o objetivo de garantir o atendimento das pessoas que não possuam os recursos ou conhecimentos tecnológicos necessários para submissão da matrícula no sistema.

Como serão as matrículas presenciais? (SOMENTE PARA CURSOS EaD)

No prazo de 5 a 7 de janeiro, o/a candidato/a aprovado/a deverá comparecer ao polo EaD ao qual o curso pretendido está vinculado, munido/a da documentação listada no item 5 e, se for cotista, também a documentação do item 6 do Edital de Matrícula.

O/a candidato/a deverá ter atenção ao horário de atendimento do polo (anexo H do edital).

Resultados e recursos

A divulgação do resultado preliminar das matrículas está prevista para o dia 13 de janeiro. Os/as candidatos/as (das modalidades de matrícula on-line e presencial) poderão apresentar recursos das 6h do dia 16 até as 20h do dia 17 de janeiro, somente através do sistema ingresso.ifpe.edu.br.

O resultado final das matrículas da chamada regular está previsto para o dia 18 do mesmo mês. O/A candidato/a será considerado como efetivamente matriculado quando sua situação constar como “EFETIVADO” na publicação do resultado final das matrículas.

Reclassificações

As vagas decorrentes do não comparecimento de candidatos/as classificados/as à matrícula, do não envio da documentação de forma on-line ou do não atendimento às exigências referentes a essas vagas serão preenchidas, de imediato, através de reclassificações. As reclassificações seguirão a ordem decrescente da Média Final obtida pelo/a candidato/a na opção de sua preferência, e serão publicadas nas datas que estão no cronograma do anexo G do edital.

Uma mudança importante é que a 4º e última reclassificação será na forma de uma convocação geral. Os candidatos e candidatas classificados (as) dentro das vagas e todos aqueles que estiverem com o status “Apto(a) para solicitar matrícula”, ou seja, em situação remanejável (fora do número de vagas), poderão submeter as documentações para matrícula. Caso algum(a) candidato(a) que estiver dentro das vagas não tenha a matrícula efetivada, serão analisadas as documentações enviadas, em ordem decrescente de classificação até o preenchimento da(s) vaga(as).

Contatos

Em caso de dúvidas, os/as candidatos poderão entrar em contato com o campus ou polo EaD que oferta o curso de sua escolha. Os contatos para informações sobre matrículas estão disponíveis no anexo H do Edital de Matrícula.