Notícias
Parcerias são firmadas durante Colégio de Dirigentes
O Colégio de Dirigentes do IFPE celebrou, na manhã desta segunda-feira (8), no miniauditório do Campus Recife, duas importantes parcerias que proporcionarão um maior incentivo ao Ensino, à Pesquisa e Extensão na instituição.
A reitora Anália Ribeiro assinou um termo de cooperação com o programa Exoss para a instalação no Campus Pesqueira de uma estação de monitoramento de meteoros. O Exoss é uma organização colaborativa de ciência cidadã, sem fins lucrativos, que vem atuando em conjunto com diversas instituições científicas, voltada para o estudo de meteoros e bólidos, bem como origens, naturezas e caracterização de suas órbitas. As estações instaladas em diversas partes do Brasil acompanham diariamente a entrada de meteoros no país.
“É um grande presente para a ciência de Pernambuco e para a ciência do país a instalação dessa unidade no Campus Pesqueira. Coloca o IFPE como sócio do observatório nacional”, destacou o representante do Exoss, Antônio Carlos Miranda, que também é físico e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O pró-reitor de Pesquisa Mário Monteiro também comemorou a iniciativa sobretudo pela abertura de novas oportunidades que, a partir desse trabalho, poderão surgir par aos discentes do instituto. “É um programa que pode colocar futuramente nossos estudantes no observatório nacional, tanto para serem bolsistas como para fazerem pós-graduação na área”, afirmou.
Fundacentro – Outra importante parceria firmada durante o encontro foi com a Fundacentro, instituição ligada ao Ministério do Trabalho que atua na propagação de conhecimentos que contribuem para a segurança e saúde de trabalhadores.
Com a cooperação, a Fundacentro e o IFPE atuarão juntos na divulgação e realização do 5º Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, que acontecerá de 11 a 13 de junho de 2019, em Recife.
Segundo Maurício Viana, chefe do Centro Regional da Fundacentro em Pernambuco, a parceria com o Instituto é essencial para ampliar a atuação da entidade no estado. “A gente tem que dar as mãos para nos tornarmos mais fortes. O IFPE é um parceiro muito importante para a realização do nosso trabalho”, pontuou Viana.
Inicialmente, a cooperação prevê a organização do evento técnico-científico que tem como primeira vez o Norte-Nordeste como sede. Em um segundo momento, os representantes do órgão se colocaram à disposição do instituto para fomentar a realização de eventos internos que promovam a discussão sobre saúde e segurança, não apenas de servidores do IFPE, mas também de estudantes que serão futuros profissionais e gestores no mercado de trabalho.
“Sei que saúde e segurança é um assunto prioritário em nosso Instituto. Mas nossos estudantes precisam ser orientados cada vez mais para atuarem da melhor forma em suas carreiras”, ressaltou a reitora Anália.